Durante os painéis, foram apresentados temas como os roteiros de luxo, fluviais e de expedição, mostrando produtos que têm aumentado sua participação no mercado brasileiro.
A primeira edição brasileira do Cruise360, o maior evento da Cruise Lines International Association (CLIA), entidade mundial da indústria de cruzeiros marítimos, aconteceu, no sábado (24) e domingo (25), no Porto de Santos, em São Paulo. O evento foi voltado para agentes de viagens e teve a participação de autoridades e empresários. Cerca de 300 profissionais do turismo fizeram visitas técnicas aos navios MSC Grandiosa e Costa Diadema e acompanharam painéis de debates, além de encontro de negócios e networking, no Hotel Sheraton.
Entre os participantes, o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, que apresentou a infraestrutura do estado para receber cruzeiros, nos portos de Salvador e Ilhéus, além das operações de desembarque em Porto Seguro, e os atrativos dos destinos que recebem os navios. Ele destacou o impacto do segmento na economia. Na temporada 2023/2024, a estimativa é que 440 mil cruzeiristas visitem a Bahia, gerando receita de mais de R$ 250 milhões, um resultado histórico. “O governo baiano preparou o estado para receber os cruzeiros, com ações estruturantes, segurança e acolhimento. As operações nos portos foram otimizadas, oferecemos receptivo cultural e policiamento especializado em turismo, que garante tranquilidade aos cruzeiristas. Em parceria com a CLIA, conseguimos fazer de Salvador, também, porto de embarque, com os passageiros permanecendo mais tempo na cidade, o que significa uma receita maior”, explicou Bacelar.
Durante os painéis, foram apresentados temas como os roteiros de luxo, fluviais e de expedição, mostrando produtos que têm aumentado sua participação no mercado brasileiro. Houve ainda treinamento sobre estratégias de marketing e vendas. A indústria de cruzeiros deve movimentar R$ 5 bilhões no país, na atual temporada.
“Fizemos um grande evento para os agentes de viagens, que são o principal canal de vendas de cruzeiros. Temos a certeza de que o Cruise360 ofereceu ferramentas importantes, para que esses consultores e parceiros comercializem serviços de qualidade e expandam seus negócios”, declarou o presidente da CLIA Brasil, Marco Ferraz.