MTur destaca a importância desses profissionais que são a voz do setor mundo afora

No dia 21 de fevereiro comemora-se o Dia Internacional do Guia de Turismo. Um profissional de extrema importância para o setor, reconhecido por ser o porta-voz do turismo pelo mundo, afinal, é ele que apresenta as maravilhas locais e proporciona experiências únicas aos viajantes. A data foi instituída em 1990 pela WFTGA (Federação Mundial de Associações de Guias de Turismo ou “World Federation of Tourist Guide Associations”).

"Parabéns a esse valioso profissional que orienta e apresentar locais e pontos turísticos com maestria. Contratar um guia especializado é a certeza de que você terá uma experiência turística ampla e completa", enfatizou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

No Brasil, o Ministério do Turismo oferece diversas facilidades e benefícios a estes profissionais. Por meio do Cadastur, sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor, os guias de turismo têm acesso a projetos e programas do governo federal, a qualificação promovida e apoiada pelo MTur, financiamentos, dentre outras vantagens.

De 2022 para 2023 o número de registros no Cadastur cresceu 8,5%, e em janeiro de 2024, o site do programa já registra mais de 159 mil 159 mil guias cadastrados por todo o Brasil.

QUALIFICAÇÃO - Outra grande iniciativa do Ministério do Turismo aos profissionais do setor é o incentivo à qualificação profissional. O MTur disponibiliza em seu site uma plataforma de cursos online voltados à formação turística. São diversas temáticas que abrangem o setor disponíveis em cartilhas, cursos e programas de qualificação.

Por meio do Qualifica Turismo, atualmente estão disponíveis os cursos de Condutor de Turismo Náutico; Audiodescrição e Turismo Acessível; Orientação e Mobilidade de pessoas cegas em ambientes urbanos; Turismo, inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência e/ou com mobilidade reduzida e O profissional de turismo e a pessoa com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Em breve, também serão ofertados os seguintes cursos: Turismo acessível na língua brasileira de sinais - Librastur; Turismo acessível às pessoas com surdocegueira e às pessoas com Deficiência Múltipla e Turismo acessível às pessoas com deficiência intelectual, além das cartilhas informativas disponíveis para serem baixadas. 

PARCERIAS - O ministério também promove cursos por todo o país com diversos parceiros. É o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-grandense (IFSul), que, junto ao MTur, oferece seis mil vagas para cursos profissionalizantes nas áreas de Agente de Recepção e Reserva em Meios de Hospedagem; Copeiro e Garçom e Mensageiro, todos para as regiões Norte, Centro-Oeste e Sul. As inscrições vão até o dia 24 de fevereiro.

Condutores, guias, estudantes de Turismo, além de profissionais que atuam na cadeia produtiva do setor ainda podem se inscrever nos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Inglês e Espanhol aplicados aos serviços turísticos. Estão sendo ofertadas 500 vagas da capacitação que é realizada na modalidade à distância. A qualificação é uma parceria do Ministério do Turismo com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Para o curso de inglês estão abertas 268 oportunidades e, para o de espanhol, 260. As inscrições podem ser realizadas até o dia 3 de março pela internet, através de um formulário de inscrição disponível do endereço eletrônico: https://seletivo.ifto.edu.br/ead20241/