“Todo Poder para o Povo” do artista norte americano Emory Douglas ocupa o mastro do Pavilhão de Exposições do Museu de Arte do Rio 

O Museu de Arte do Rio vai celebrar a luta popular com  sua nova bandeira a partir do dia 18 de janeiro. A arte produzida pelo artista visual californiano Emory Douglas representa a luta pela democracia e a igualdade racial. A imagem traz um jovem negro com um jornal na mão onde a manchete que se lê é “Todo Poder para o Povo”. Emory Douglas foi responsável em grande parte pela concepção estética e publicitária do 'Partido dos Panteras Negras' , um dos principais movimentos anti racistas dos Estados Unidos. Sua arte gráfica contribuiu para a construção de imagens ícones com temas sociais e políticos que transcendem fronteiras.  

Em 2023, o MAR inaugurou a exposição “FUNK: Um grito de ousadia e liberdade”, sobre a influência da black music na música brasileira, passando por momentos políticos e de diálogo entre o Brasil e os EUA. Emory Douglas é um dos artistas participantes da mostra, ampliando as relações históricas com os movimentos pelos direitos civis, também acontecidos no Brasil.

A bandeira do Museu de Arte do Rio é uma ação curatorial, onde o MAR escolhe e convida artistas que dialogam com questões socioculturais. Já foram hasteadas bandeiras de artistas negros, indígenas e pertencentes às comunidades LGBTQIAP+.  “Emory Douglas é um dos mais importantes artistas do século XX, e que teve na sua prática, a produção de cartazes e de imagens que estavam muito vinculadas às revoltas e as ideias que circulavam em torno dos direitos civis, sobretudo dos direitos da população negra nos Estados Unidos. Emory Douglas participa do partido dos Panteras Negras , e vai criando elementos que até hoje são repetidos, como a imagem dos punhos fechados, que caracteriza muitas vezes as palavras de ordem e as ações políticas, sobretudo, envolvendo a  população negra.   Para a gente é uma honra Emory Douglas estampar a bandeira do MAR, nós escolhemos uma imagem já existente e traduzimos a frase para o português: ‘Todo poder para o povo’, que é uma frase que é muito a vocação desse museu, de se aproximar cada vez mais do público e da população, criando exposições para isso, exposições mais abertas a um público que não necessariamente é um público de arte ou de museus”, afirma Marcelo Campos, Curador Chefe do Museu de Arte do Rio. 

MUSEU DE ARTE DO RIO

O MAR é um museu da Prefeitura do Rio e a sua concepção é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Roberto Marinho. Em janeiro de 2021, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) que, em cooperação com a Secretaria Municipal de Cultura, tem apoiado as programações expositivas e educativas do MAR por meio da realização de um conjunto amplo de atividades. A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais.

“O Museu de Arte do Rio, para a OEI, representa um espaço de fortalecimento do acesso à cultura, ao ensino e à pluralidade intimamente relacionado com o território ao qual está inserido. Além de contribuir para a formação nas artes e na educação, tendo no Rio de Janeiro, com sua história e suas expressões, a matéria-prima para o nosso trabalho”, comenta Leonardo Barchini, Diretor e Chefe da Representação da OEI no Brasil. Após o início das atividades em 2021, a OEI e o Instituto Odeon celebraram a parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, a partir de quando o instituto Odeon passa a auxiliar na co realização da programação.

 

O MAR tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor, o Itaú Unibanco e a Globo como patrocinadores master, e a Nadir Figueiredo como patrocinadora. São os parceiros de mídia do MAR: a Globo e o Canal Curta.

A Machado Meyer Advogados e a Icatu, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, também apoiam o MAR. 

O MAR conta ainda com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, do Ministério da Cultura e do Governo Federal do Brasil, também via Lei Federal de Incentivo à Cultura.