Capital federal é o único destino brasileiro na lista do New York Times com 52 lugares para visitar em 2024
Mais uma vez, as cidades brasileiras são destaque mundial no que diz respeito aos melhores lugares do mundo para fazer turismo. Brasília (DF) e a Praia do Sancho, em Fernando de Noronha (PE), acabam de garantir seu lugar em publicações internacionais importantes. A capital federal ficou em 32º lugar no ranking do jornal americano New York Times, que elegeu 52 lugares em alta para o turismo. Já a paradisíaca Praia do Sancho, em Fernando de Noronha, conquistou pela sétima vez o título de melhor praia do mundo, segundo lista do site especializado em viagens TripAdvisor.
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, publicações como estas contribuem para fortalecer a imagem do país no cenário internacional.
“Temos atuado junto à Embratur nas grandes feiras de turismo do mundo, promovendo nossos destinos e reforçando a imagem do nosso país no mercado internacional e ter nossos destinos listados em publicações como o New York Times e o TripAdvisor são uma vitrine importante nesse trabalho. Paralelamente, temos trabalhado para ampliar o número de voos internacionais e a abertura de novas rotas para possibilitar receber cada vez mais turistas estrangeiros”, comentou.
Em novembro, o Ministério do Turismo lançou o Conheça o Brasil: Cívico com o intuito de valorizar a história e a cultura do país. A ação tem como foco estudantes, professores e pesquisadores de todo o país e incentivará esse público a conhecer Brasília, símbolo da arquitetura, do design e Patrimônio Mundial da Unesco.
SOL E PRAIA - Muito procuradas no país, as praias do Brasil são um espetáculo à parte para os turistas de todo o mundo. De Norte a Sul, praias de mar e rio são um dos destinos prediletos de viajantes brasileiros e estrangeiros. Em 2022, uma pesquisa encomendada pela Embratur revelou o país como o segundo destino de sol e praia mais procurado por cidadãos americanos, por exemplo, atrás apenas do México.
Já entre os brasileiros, as praias são a motivação de 5 em cada 10 viagens planejadas. Em 2021, destinos que reúnem o tripé água, sol e calor, motivaram as viagens à lazer de 49% dos brasileiros.