Pesquisa revela que cultura e entretenimento são os maiores geradores de vagas no país
Mais um ano se inicia e a próxima edição da Deguste tem data marcada: dias 12 e 13 de janeiro. A edição especial comemora os 8 anos de evento e traz, além das opções gastronômicas e cervejeiras, música e diversão. Referência no calendário de eventos da cidade, a Deguste promete novidades ao longo do ano, reforçando o seu papel marcante na economia como geradora de empregos e destaque como receptora de turistas. Os oito anos da feira reforçam os dados do Radar Econômico, estudo realizado pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos – ABRAPE: o setor de eventos de cultura e entretenimento continua sendo o maior gerador de empregos no país.
A Deguste emprega 22 pessoas diretamente (produtores, agentes de limpeza, seguranças, bombeiros civis, marketing e assessoria) e outras 100 de forma indireta, levando em consideração as empresas prestadoras de serviço (estrutura, frete, som, iluminação e elétrica) e os expositores, sendo 15 cervejarias e pelo menos 8 pontos gastronômicos e os artistas.
“Muito além da sua importância no calendário de eventos de Petrópolis, a Deguste gera emprego e renda e é responsável pelo sustento de muitas famílias. Ainda levando em consideração as pessoas que visitam a cidade devido a Deguste, lembramos que esses visitantes também reforçam a economia de outros setores como hotelaria, comércio, turismo, serviços e gastronomia. Por isso, é uma alegria imensa iniciarmos mais um ano de muito trabalho”, disse Rodrigo Duarte, idealizador da feira.
Ainda segundo o estudo da Abrape, que leva em consideração os dados do IBGE e do Ministério do Trabalho e Previdência, no saldo acumulado entre janeiro e outubro de 2023, o segmento de eventos teve um crescimento de 46,6%. A média nacional, envolvendo todas as atividades econômicas, foi de queda: – 23,7%. Foram geradas 23.554 vagas de empregos, com crescimento de 46,6% sobre o mesmo período de 2022 (15.966). E a tendência, segundo os organizadores da Deguste, continua sendo de crescimento. Um exemplo é a Conytos. Empresa familiar e gastronômica, estreou na Deguste em 2019 com um food truck e três funcionários. Atualmente, graças ao sucesso na participação da Deguste, a marca possui uma loja, dois food trucks e onze funcionários.
“Participar da Deguste foi a consolidação de um sonho. E essa realização nos mostra que podemos sempre chegar ainda mais longe. Eventos como a Deguste nos permitem crescer, ajudar a fomentar a economia, trazer mais turistas para nossa cidade e colaborar com o crescimento econômico na totalidade. Fazer parte dessa história é maravilhoso”, declara Fabiana Martins Rangel, proprietária da Conytos.
Para Gabrielle Rosendo, produtora da Deguste, esse é um dos exemplos. “Felizmente temos o prazer de ver nossos parceiros crescendo e fortalecendo a Deguste. Continuamos com o planejamento focado em cada vez mais oferecer o melhor da nossa cidade, mostrando todo o potencial das empresas participantes da Deguste para os petropolitanos e turistas. O ano está apenas começando”, reforça.
Janeiro festivo
No dia 12, sexta-feira, a partir das 18h, e no dia 13 de janeiro, sábado, a partir das 11h, a Deguste apresentará uma programação especial para o público, com destaque para grandes talentos da música petropolitana. Confira:
Sexta - 12 de janeiro
20h30 - Banda Tokaia
Sábado - 13 de janeiro
15h - Maristela
18h - Guido Martini
20h30 - Deguste Celebration: Gus Monsanto convida Gargamel, Percy, Berner, Márcio Chicralla e outros.