Por meio de QR Code instalado em 11 localidades, participantes poderão responder questionário e, em troca, obter descontos em atrativos turísticos; projeto é da Smart Tour, em parceria com a RioTur, Embratur e Grupo Iter
Os turistas que escolheram a capital do Rio de Janeiro para passar o réveillon poderão contribuir com uma pesquisa inovadora que irá melhorar e fortalecer o turismo na cidade. Até o próximo dia 7 de janeiro, cariocas e visitantes – brasileiros e estrangeiros – poderão utilizar um QR Code, instalado em 11 locais estratégicos da cidade, para responder a um questionário que ajudará a melhorar a gestão do turismo, com a formação de um banco de dados sobre fluxo turístico, comportamento de visitantes e suas preferências. Em troca das respostas da pesquisa, os turistas recebem vouchers de desconto para usar em atrativos turísticos, como no Bondinho do Pão de Açúcar.
O Sistema Especialista Turístico (SET), desenvolvido pela Smart Tour, em parceria com a RioTur, Embratur e Grupo Iter, funciona a partir de inteligência artificial e foi projetado para simular o conhecimento e a tomada de decisão de especialistas em turismo.
Para o gerente de Inovação da Embratur, Edivaldo Reis, a utilização de IA para fomento do turismo possibilita uma gestão mais assertiva e permite a construção de novas políticas e ações que melhorem a experiência do turista nos destinos brasileiros.
“Até esta segunda-feira, foram mais de 700 acessos e isso é muito bom. Criar projetos que incentivem a coleta de dados possibilita obter informações para aprimorar a segurança, a infraestrutura, e a vivência cultural e de lazer na cidade. Todos os dados coletados estão sendo processados pelo Sistema Especialista Turístico (SET). Digitalizar o setor do turismo, ampliando o acesso às informações das atrações turísticas com fontes confiáveis é um importante passo para melhorar a experiência do turista no Brasil”, comentou.
O sistema, que entrou em funcionamento no dia 26 de dezembro, foi premiado na categoria Gestão de Dados e Inteligência em Turismo no Prêmio Nacional de Turismo 2023.
Para o presidente da RioTur, Ronnie Costa, a iniciativa irá contribuir para traçar planejamentos de turismo futuros. “Essa pesquisa será de grande importância para todos que trabalham no setor turístico da cidade. Quanto maior a participação de cariocas e turistas, mais informações teremos para traçar novas diretrizes para atrair mais e mais visitantes, gerando emprego, renda e melhorando a qualidade de vida da população”,afirmou.
Inovação no turismo
Desde 2023, a Embratur aposta na inovação para melhorar a gestão do turismo e a experiência dos turistas estrangeiros nos destinos brasileiros. Em março do ano passado, a Agência inaugurou, no Rio de Janeiro, a primeira unidade da EmbraturLAB, um centro de desenvolvimento de inovação aplicada ao turismo, com objetivo de promover competitividade e sustentabilidade ambiental aos serviços turísticos.
Além dos programas de aceleração de startups promovidos pela EmbraturLAB, a Agência busca ampliar as possibilidades de atuação no setor. Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o turismo, assim como em outros setores, também deve se adequar às linguagens e necessidades do mundo contemporâneo.
“Temos um potencial gigante a ser explorado no turismo brasileiro, tanto na digitalização das empresas – o que já alavanca os negócios locais e estimula a economia -, quanto em promover cada vez mais as nossas cidades e atrações turísticas utilizando a inovação. Temos diversos projetos com esse olhar, como o Desafio Rotas Literárias, hoje em desenvolvimento no EmbraturLAB. O turismo é geração de emprego e renda com sustentabilidade, atividade cada vez mais importante para colocar a economia do Brasil de vez no Século XXI”, ressaltou.