Agenda inclui roadshows pelo Uruguai, Argentina, Chile, Peru e Colômbia, além de feiras internacionais de Turismo nos Estados Unidos e na Europa
De janeiro a abril de 2024, a Embratur promoverá um roadshow por cinco países da América Latina e participará de outras cinco feiras de turismo internacional nos Estados Unidos e na Europa. Os eventos aproximam o trade turístico brasileiro do setor de turismo de outros países, trazendo possibilidade de novos contratos e parcerias, e divulgando os destinos brasileiros no exterior.
De acordo com o gerente de Mercados e Eventos Internacionais da Agência, Bruno Reis, a meta é justamente ampliar as relações comerciais do Brasil em mercados emissores de turistas internacionais. “São mercados estratégicos. Com isso, nós fomentamos novos nichos que colaborem com o posicionamento do nosso país no exterior, atraindo mais turistas internacionais”, explica o gerente.
O roadshow Visit Brasil América do Sul começa em Montevidéu, no Uruguai, em 19 de fevereiro. No dia seguinte (20), o destino é a capital argentina, Buenos Aires. Em 22 de fevereiro, o evento estará em Santiago, no Chile, e, depois, dia 26, em Lima, no Peru. Para encerrar, em 27 de fevereiro, a Agência estará em Bogotá, na Colômbia.
Roadshow é um modelo de eventos que percorre um determinado trajeto e, no caso em específico, permite que trades turísticos do Brasil e de países da América Latina debatam oportunidades de mercado e parceria. Neste caso, os brasileiros irão apresentar os destinos turísticos do país para as operadoras do Uruguai, da Argentina, do Chile, do Peru e da Colômbia.
Feiras internacionais
Em relação às feiras, a primeira será a Feira Internacional para Profissionais do Turismo (Fitur), que acontecerá de 24 a 28 de janeiro em Madri, na Espanha. O evento é multiprodutos e vai tratar de tecnologia, cruzeiros, LGBT+, turismo esportivo, turismo idiomático e outros temas.
Depois, de 3 a 4 de fevereiro, a Embratur e representantes do trade turístico brasileiro participarão da Los Angeles Travel Show. Já de 28 de fevereiro a 3 de março, o destino será Portugal, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). E de 5 a 7 de março, a Agência, empresários e outros atores estarão em Berlim, na Alemanha, para o Mercado de Turismo Internacional (ITB), na sigla em alemão.
Assim como ocorrerá em Madri, os eventos de Lisboa, Los Angeles e Berlim serão multiprodutos. Na última agenda desta primeira etapa de eventos programados da Embratur, a Agência voltará para os EUA. De 8 a 11 de abril, a empresa estará com convidados em Miami, na Seatrade Cruise Global, feira voltada para o mercado de turismo náutico.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressalta a importância da série de eventos. “É fundamental que continuemos com o trabalho de reposicionar o Brasil no exterior como um país democrático, de diálogo, diversidade e sustentabilidade. E nós temos muito a mostrar nesses eventos. Tanto nos roadshows pelos países da América Latina quanto nas feiras internacionais nos Estados Unidos e na Europa”, destaca.
“Somos um país muito grande e muito diverso. Temos perfeitas condições de atrair turistas internacionais e, com isso, fortalecer nossa cultura, preservar o meio ambiente e gerar emprego e renda, que é isso que o turismo faz na ponta”, completa.