Agora, a plataforma informa números com base nas informações repassadas pelo Censo, pelo Caged, pelo IAT e pelo ICMBio. São dados fundamentais para o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao turismo.

O Sistema de Inteligência Turística do Paraná (SiTU), que oferta dados estatísticos sobre o turismo do Estado, agora também possui informações com base nos dados do Censo 2022 (divulgados pelo IBGE), do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e das visitações em Parques Estaduais e no Parque Nacional do Iguaçu.


A plataforma foi atualizada nesta semana com os dados números. O SiTU é uma ferramenta inovadora desenvolvida pela Secretaria do Turismo do Paraná (SETU) para impulsionar o turismo como uma atividade estratégica para o desenvolvimento econômico e social do Estado.
“São dados valiosos para orientar o planejamento estratégico e o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o setor. Nós podemos fazer com que as pessoas usem de forma adequada esse grande potencial de atrativos turísticos, capazes de gerar emprego e renda, por isso a identificação desses dados é muito importante”, destaca o secretário do Turismo, Márcio Nunes.


“Com a inclusão de novos dados, é possível oferecer uma ferramenta cada vez mais robusta e útil para o fortalecimento da nossa capacidade de planejamento e gestão do turismo estadual”, explica o coordenador de Inteligência e Estratégia Turística da Secretaria, Yure Lobo.Além dos novos menus, os dados de frequência mensal também foram atualizados nesta semana. O SiTU está disponível para acesso público no site https://www.turismo.pr.gov.br/Pagina/SiTU  


CENSO – Com os dados do Censo 2022, o site oferece uma visão atualizada da demografia do Paraná. Ter o conhecimento da população atual (de 11,4 milhões de habitantes) e que 38% desses habitantes se refere a uma faixa etária de 20 a 44 anos, influencia nas tendências de mercado para adaptar estratégias e atender às necessidades dos turistas.


CAGED – Já as informações referentes aos empregados e desempregados proporcionam uma compreensão do impacto do turismo na geração de empregos. Isso permite que gestores públicos e privados identifiquem áreas de oportunidade para estimular o crescimento econômico local e a criação de empregos.


ATRATIVOS TURÍSTICOS – Os dados compilados no SiTU são de 23 Unidades de Conservação Estaduais abertas à visitação pública, ofertados pelo Instituto Água e Terra (IAT), e do Parque Nacional do Iguaçu, com dados disponibilizados pelo ICMBio. Os números permitem uma compreensão do fluxo e da popularidade dos atrativos turísticos do Paraná.