Ações sociais e de sustentabilidade foram agraciadas em cerimônia realizada em Brasília

 

Três membros da Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) foram reconhecidos no Prêmio Nacional do Turismo, concedido pelo Ministério do Turismo e entregue durante o Salão Nacional do Turismo, em Brasília. José Fernandes, diretor da Rede dos Sonhos Hotéis Fazenda, com sede em Socorro (SP),  conquistou o primeiro lugar na categoria Lideranças Sociais ou Comunitárias de Destaque no Turismo. Os empreendimentos administrados pelo empresário promovem acessibilidade a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Além disso, Fernandes é reconhecido por sua contribuição para a inclusão de comunidades LGBTQIA+, movimentos negros e programas educativos com a etnia guarani no turismo. A Rede dos Sonhos também adota valores de sustentabilidade e inclusão social, seguindo os 17 ODS antes mesmo do lançamento pela ONU. 

Já Pedro da Cunha e Menezes, fundador da Rede Brasileira de Trilhas, ficou em primeiro lugar na categoria Governo - Dirigentes e Parlamentares. Menezes já publicou mais de 15 livros e 150 artigos sobre visitação em áreas protegidas e exerce atualmente o cargo de diretor de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, onde responde pela política pública Rede Brasileira de Trilhas e Conectividade. Sua premiação veio para chancelar o trabalho da criação da rede de trilhas de longo curso do Brasil, necessário para o desenvolvimento do turismo em áreas próximas a Unidades de Conservação.

 O terceiro associado da Abeta em destaque foi a Estância Mimosa, parte do grupo Rio da Prata, que ficou em terceiro lugar na categoria Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas. Com a promoção de passeios de ecoturismo em Bonito (MS), a Estância tornou-se o primeiro atrativo turístico do mundo a receber a Certificação Climate Positive da Organização Internacional Green Initiative. Com mais de 84% de sua área coberta por florestas nativas e em regeneração, incluindo 65% protegidos como Reserva Particular do Patrimônio Natural, a propriedade não apenas neutralizou sua pegada de carbono, mas contribuiu para a regeneração da natureza e a redução dos impactos das mudanças climáticas através do sequestro de carbono.



Sobre a Abeta

Criada em 2004, a Abeta é uma organização sem fins lucrativos que reúne empresas e profissionais comprometidos com a prática sustentável de atividades ao ar livre. Atualmente, são 120 empresas com sedes em 20 Estados e no Distrito Federal e que fortalecem o mercado de turismo, ecoturismo e turismo de aventura. Dentro do seu escopo de atuação, a Abeta possui um calendário de eventos e projetos, tornando-se referência nacional em capacitação, qualificação e treinamento no segmento. Dentre os destaques quando o assunto são encontros voltados aos profissionais do setor, estão o Abeta Conecta e o Abeta Summit, que a cada ano ocorrem em cidades diferentes, como forma de reforçar a riqueza natural do país para o turismo.