Grupo de repórteres acompanhou a feira, conheceu mais sobre os destinos brasileiros e fez uma tour na capital federal; intenção é divulgar o país para os hermanos.
A Embratur convidou duas repórteres e uma influencer argentinas para conhecerem o Brasil durante a realização do Salão Nacional do Turismo, evento do Ministério do Turismo em que a Agência é parceira. O grupo teve a oportunidade de presenciar apresentações artísticas e conhecer diversos destinos nacionais no evento e também fez um tour arquitetônico e gastronômico pela capital federal. A Embratur é parceira do Ministério do Turismo no encontro que é a maior vitrine turística do Brasil.
A equipe de comunicadores da press trip incluiu a jornalista multiplataforma especializada em turismo Patricia Veltri, do Canal Doce e Radio Mitre, do Grupo Clarín; Graciela Cutuli, editora especializada em turismo da Rèport e Turismo de Bolsillo, e a especialista em marketing e CEO, Florencia Zacagnino, do Viaje y Descubra, que é criadora de conteúdo especializada em viagens com mais de 10 anos de experiência.
As comunicadoras chegaram à Brasília na manhã da última sexta-feira (15), tiveram agenda no Salão do Turismo pela manhã e foram, em seguida, para os destinos turísticos da capital do Brasili. O dia mais agitado foi no sábado (16), quando, além de participarem do salão, o grupo, acompanhado da Embratur, conheceu a quadra modelo e a Igrejinha da 307 Sul, e ainda a Feira e o mirante da Torre de TV, e o Clube do Choro de Brasília. Já neste domingo (17), elas estão fazendo um walking tours pela área da Esplanada dos Ministérios.
A escolha pelas comunicadoras argentinas para a press trip leva em conta o crescimento no número de turistas argentinos no Brasil em 2023. Até outubro deste ano, o Brasil recebeu 1,6 milhão de hermanos, número que representa 33,47% do total de turistas internacionais no país em 2023. A expectativa é que até o fim de dezembro, esse número esteja em 2 milhões. No ano passado, foram 1,03 milhão de argentinos, cerca de 28,5% do total de receptivos. Para completar, somente em janeiro próximo, mês de alta temporada, a Argentina tem 1,5 mil voos programados para o Brasil com 298,4 mil assentos.
Promoção do Brasil
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância do Salão do Turismo, em que a Embratur é parceira do Ministério do Turismo. O evento, que está em sua 7ª edição, estava suspenso desde 2023, e sua retomada foi um pedido do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva ao ministro Celso Sabino.
“O salão faz parte da estratégia do presidente Lula e do ministro Celso Sabino, para promoção do Brasil como destino nacional e internacional. A Embratur é parceira do Ministério da Cultura nessa ação que é uma vitrine para divulgarmos a diversidade de destinos brasileiros e para que a gente desperte nas pessoas a vontade de visitar e conhecer o nosso país”, afirmou Freixo.
“Nós estamos com uma prestrip para apresentar o Brasil para os argentinos, que visitam muito o Brasil, e é sempre importante lembrar que o turismo representa 8% do PIB nacional e pode representar ainda muito mais, e que 98% da atividade turística do Brasil é de pequenas empresas, que geram 6,8 milhões de empregos”, completou o presidente da Embratur.
O Salão Nacional do Turismo conta com a presença de empresas do trade turístico nacional e representantes governamentais, e encerra neste domingo (17), na Arena BRB Mané Garrincha, na área central de Brasília.