Em diferente formato em relação a outras feiras de turismo, o Salão, organizado pelo Ministério do Turismo (MTur), será dividido em áreas temáticas, que contemplarão opções de cinco grandes eixos do turismo: sol e praia, natureza, turismo rural, cultural e tendências.

 

Nesta sexta-feira (15) o Espírito Santo desembarca em Brasília - DF. O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), participa do Salão Nacional do Turismo, que após 12 anos retorna ao calendário de celebrações do turismo nacional com palestras, shows, experiências gastronômicas e manifestações culturais. O evento acontece até o domingo (17), em um espaço de 25 mil metros quadrados na Arena BRB Mané Garrincha.

 

Em diferente formato em relação a outras feiras de turismo, o Salão, organizado pelo Ministério do Turismo (MTur), será dividido em áreas temáticas, que contemplarão opções de cinco grandes eixos do turismo: sol e praia, natureza, turismo rural, cultural e tendências.

 

O Espírito Santo participa da feira, por meio de diversas ações. No espaço “Sol e Praia”, o Instituto O Canal apresenta a observação de baleias no litoral capixaba. No segmento Rural, haverá degustação do Café Carnielli, de Venda Nova do Imigrante. Em Tendências e Natureza, os capixabas estarão representados pela Trilha de Longo Curso de Itaúnas, com representantes do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e com o famoso voo livre, pela CIM Noroeste. Já o turismo cultural estará representado pelo Santuário de São José de Anchieta, com representantes do próprio santuário.

 

O Espírito Santo também participa de outras ações. Na gastronomia, haverá uma aula show da torta capixaba, comandada pela equipe gastronômica do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). No setor de artesanato e manifestações culturais, três artesãos capixabas estarão presentes e haverá apresentação da Banda de Congo São Benedito, ações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Social do Comércio (Sesc), respectivamente.

 

“Os participantes vão ter oportunidade de conhecer cada região do Brasil do ponto de vista de artesanato, da culinária e cultural, e o Espírito Santo está animado para apresentar suas potencialidades. É uma grande oportunidade para o turista e para a população entender o que o nosso Estado tem de melhor para oferecer ao turista”, destacou o secretário do turismo, Philipe Lemos.

 

Um dos espaços do salão será dividido por regiões. O Espírito Santo estará presente na Microrregião Sudeste, e técnicos da Setur estarão apresentando o Estado para os principais players do turismo nacional, estudantes e visitantes da feira. O MTur espera receber cerca de 10 mil pessoas por dia durante o Salão Nacional do Turismo. Para participar, basta se inscrever clicando aqui.

 

Prêmio Nacional do Turismo

 

Um dos eventos dentro do Salão Nacional do Turismo será o Prêmio Nacional do Turismo, um reconhecimento às melhores práticas e talentos do setor no Brasil, organizado pelo MTur. 

 

O Governo do Estado, por meio da Setur, é finalista com o Programa de Qualificação para o Turismo, na categoria “Formação e Inserção Produtiva de Pessoas no Turismo”. O programa tem por objetivo melhorar a prestação de serviços turísticos e capacitar pessoas para atender às demandas do mercado de trabalho em diversas áreas do setor, como hotelaria e gastronomia.

 

Somente em 2023, atendendo às necessidades identificadas, o programa passou por 52 municípios e ofertou gratuitamente 1.150 vagas. Os cursos são realizados em parceria com o Senac. 

 

O Prêmio Nacional do Turismo teve um total de 471 inscritos, entre profissionais e iniciativas. A seleção conta agora com 54 candidatos nas categorias “Profissionais de Destaque” e "Iniciativas de Destaque”.

 

A premiação acontece no dia 16 de dezembro, em Brasília, e faz parte da programação do Salão.