Identidade visual será utilizada nas ações de cultura e turismo, mas também pode ser licenciada em roupas da moda soteropolitana, peças visuais e outras iniciativas de quem ama a cidade
A Prefeitura de Salvador lança, nesta quinta-feira (21), em solenidade no Hotel Wish, no Campo Grande, a nova identidade visual, que será utilizada nas ações de cultura, turismo e lazer da cidade. A marca expressa um sentimento que é comum a todos que conhecem a capital baiana: a paixão. Seja de turistas que escolhem a cidade para passear, de moradores que têm seus lugares, seus hábitos e seus costumes favoritos, ou dos servidores públicos que trabalham em prol do município todos os dias.
A marca foi atualizada para fazer jus ao novo momento que vive a capital baiana após a pandemia: destino mais procurado do Brasil pelos viajantes, desejada e querida pelos moradores, que têm valorizado cada vez mais as suas origens, e também por parte da gestão municipal, que tem realizado uma série de políticas públicas de valorização do patrimônio histórico e cultural, que é fundamental para a cidade.
Titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho explica o conceito por trás da mudança: “É uma marca que dialoga com o momento atual da cidade, de retomada do pós-pandemia. E também traz essa relação de amor que os soteropolitanos e os turistas têm por Salvador. Também representa a forma como todos nós, que vivemos aqui, trabalhamos pela cidade. Paixão por Salvador é o que une baianos, turistas, artistas, servidores, trabalhadores, empresários, enfim, todo mundo”.
A nova marca difere da assinatura institucional da Prefeitura, pois será utilizada nas ações de cultura e turismo do município. “É uma identidade voltada mais para esse momento de lazer e de cultura. De posicionar Salvador como uma marca do trade de entretenimento e patrimônio cultural do mundo todo. E a gente entende que essa identidade visual para o planeta tem que estar mais ligada à paixão”, diz Pedro Tourinho.
A identidade foi pensada para ser utilizada não apenas pela gestão municipal, mas por todos que amam Salvador. Ela pode ser reproduzida em roupas, adesivos, souvenirs, quadros, peças visuais, todo tipo de produto que divulgue e valorize o sentimento pela capital baiana.