O Programa Senac Turismo na Escola será oferecido aos gestores e professores das escolas municipais de ensino fundamental por meio de um curso presencial
A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Cultura e Turismo, em parceria com o Senac-São Paulo, lançou nesta sexta-feira (15/09), o Programa Senac Turismo na Escola - Educação e Turismo em sinergia com as belezas, aromas e sabores da nossa cidade. A solenidade aconteceu no Centro Cultural Prefeito Jesus Adib Abi Chedid, localizado na Rua Conselheiro Rodrigues Alves, 251 – Centro.
O programa tem como objetivo capacitar professores e educadores da rede municipal de ensino, promovendo a integração do currículo formal com o contexto do turismo local. O seu propósito é construir experiências e projetos que promovam a identidade, a valorização cultural e o desenvolvimento sustentável em municípios turísticos.
Para a Secretaria de Educação, este trabalho é uma continuidade do processo de transformação que Bragança Paulista realiza na área do turismo, pois a cidade é verdadeiramente encantadora, repleta de belezas e locais dignos de visita, que, às vezes, nem mesmo a nossa própria população conhece. Portanto, a essência deste projeto é orientar e capacitar os profissionais da educação, visando a incorporação da temática específica do turismo de Bragança Paulista no currículo escolar. Dessa forma, a ação visa capacitar os alunos para que se tornem verdadeiros multiplicadores desse conhecimento, promovendo ainda mais o potencial turístico da cidade.
A iniciativa conecta o turismo com os conteúdos especificamente definidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Isso é realizado através da disciplina de Natureza e Sociedade, mas também se estende de maneira interdisciplinar para abranger diversas áreas. O principal objetivo é criar estratégias e metodologias que envolvam as equipes escolares, especialmente os educadores, para que possam abordar esses conteúdos em sala de aula, destacando o turismo e o papel do turista como agentes multiplicadores, envolvendo também os alunos e suas famílias.
As Secretarias de Educação e Cultura e Turismo estão empenhadas em proporcionar informações e conhecimento às crianças. Inicialmente, essas informações estão sendo direcionadas aos professores, que desempenharão o papel de repassá-las às crianças. O foco é destacar a importância do turismo como gerador de empregos e renda, indo além da concepção tradicional de turismo como viagens para praias ou serras. A ação promove uma perspectiva diferente, uma visão contrária, que incentiva as pessoas a compreenderem e se apropriarem da cidade.
O Programa Senac Turismo na Escola será oferecido aos gestores e professores das escolas municipais de ensino fundamental por meio de um curso presencial, com uma carga horária total de 40 horas. Esse curso será dividido em 10 encontros, com duração de 3 horas cada, acompanhados por 10 horas de suporte durante a implementação do Programa Turismo na Escola. Serão ofertadas duas turmas, cada uma com 30 participantes.
Durante o lançamento, foi realizado um Workshop de Sensibilização destinado aos diretores das escolas para que possam se familiarizar com o programa e seu funcionamento. Este programa, antes de tudo, busca despertar o interesse dos professores, tornando-o relevante para eles. Posteriormente, esse entusiasmo se reflete nos alunos e em suas famílias. O Senac acredita no processo de apropriação, onde a cidade se torna parte de nós. É um despertar para a ideia de que a cidade não é apenas para os turistas, mas sim para todos nós. É necessário compreender que a cidade é nossa, e ao conhecer e compreender que o que é atrativo para o turista também é enriquecedor para nós, cria-se um amor ainda mais profundo pela cidade.
Vale ressaltar que as Escolas Municipais Augusto Vasconcellos e Luiz Gonzaga Fernandes já participaram como projetos-piloto desse programa.
Participaram da solenidade de lançamento o Secretário Municipal de Educação, Prof. Adilson Condesso; a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Vanessa Nogueira, a Chefe de Divisão Técnico-Pedagógica (DITP), Marineusa Campos de Moraes Antunes; a Chefe de Divisão de Apoio Escolar (DIAE), Sílvia Helena Alves de Macedo Sperendio, o Chefe de Divisão de Turismo, Noi Camilo; a Assessora Parlamentar, Simone Rosa, representando o Deputado Estadual Edmir Chedid; a professora de turismo do Senac São Paulo, Valéria Andrade de Thomaz; e a Executiva de Contas do Senac Jundiaí, Michele Gonçalez Zorzi.