Os ingressos para todas as caminhadas estarão disponíveis na plataforma Sympla sete dias antes de cada visita
Para celebrar o Dia Mundial do Turismo, comemorado em 27 de setembro, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) preparou uma programação especial de cinco visitas guiadas aos pontos turísticos e culturais da cidade entre os dias 26 e 30, no projeto "Caminhando pela História", que completa um ano de existência. Os roteiros incluem museus, cervejarias e arquitetura urbana, com 15 a 25 vagas gratuitas, de acordo com o passeio escolhido.
As caminhadas programadas durante a semana começarão às 14h nos locais a serem visitados, enquanto a "Caminhada Juiz de Fora Negra" ocorrerá no sábado com início previsto para às 9h no Parque Halfeld. A ação tem como foco o turismo de memória, baseado nas histórias construídas pelo povo negro na cidade. A turismóloga Pâmella Stéfanie atuará como guia e contará com a participação do historiador Luís Roberto Cruz. O projeto é desenvolvido pelo coletivo Damata Cultural e tem financiamento do Edital Quilombagens, do Programa Cultural Murilo Mendes, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e gerido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).
Os ingressos para todas as caminhadas estarão disponíveis na plataforma Sympla sete dias antes de cada visita. O público pode participar de duas ou mais ações, desde que haja disponibilidade de vagas. Essa será uma oportunidade de trazer novos olhares sobre a história e patrimônios de Juiz de Fora, valorizando o que a cidade oferece. É um trabalho de conscientização para estimular o turismo doméstico e atrair visitantes para conhecerem melhor a cidade.
As visitas durante a Semana do Turismo serão à fábrica da cervejaria São Bartolomeu; Museu Universitário Academia, com acervos de Etnologia Indígena e de História Natural; Museu da Faculdade de Farmácia Professor Lucas Marques de Amaral, um dos únicos museus universitários que contam a história da Farmácia. Um dos maiores atrativos turísticos e culturais da cidade, o Museu Mariano Procópio também faz parte do roteiro. O museu tem aproximadamente 55 mil itens e é um dos maiores acervos do Brasil Imperial, tendo obras ainda do período colonial e da Inconfidência Mineira.
As visitas do projeto “Caminhando pela História” são coordenadas e realizadas pela Secretaria de Turismo (Setur) e, nesta edição, em parceria com a Associação das Cervejarias da Zona da Mata (Unicerva) e o coletivo Damata Cultural.
Confira a programação:
Terça-feira, dia 26
14h - Cervejaria São Bartolomeu (15 vagas)
Quarta-feira, dia 27
14h- Museu Universitário Academia, com acervos de Etnologia Indígena e de História Natural (20 vagas)
Quinta-feira, dia 28
14h-Museu da Faculdade de Farmácia Professor Lucas Marques de Amaral (20 vagas)
Sexta-feira, dia 29
14h-Museu Mariano Procópio (Mapro) (25 vagas)
Sábado, dia 30
9h-“Caminhada Juiz de Fora Negra” (20 vagas)