Parceria com a Secretaria Municipal de Educação vai garantir formação, com duração de três meses, para quem trabalha em contato direto com os turistas que visitam a cidade - como os artesãos e taxistas
Para melhorar a experiência do turista, a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), se reuniu na última sexta-feira (18) com representantes de associações voltadas ao setor de turismo na cidade para discutir a implantação de curso de espanhol básico para os profissionais que trabalham com o turismo na orla da capital alagoana.
Participaram da reunião o professor e coordenador do Núcleo de Línguas Estrangeiras (NLE) da SEMED, Jefferson Simons; a presidente da Associação dos Artesãos do Pontal da Barra, Valéria Corrêa; e representantes da Associação dos Profissionais dos Taxistas de Maceió (ASPROTAM) e da Associação dos Prestadores de Serviço da Orla Marítima de Maceió (ASSPSOMM).
“A língua espanhola é uma ferramenta muito importante, porque grande parte do turista que vem para Maceió fala espanhol, seja argentino, chileno, uruguaio. Essa parceria é inovadora e tudo aquilo que é novo, me agrada. Quanto mais pessoas pudermos capacitar, principalmente da vocação turística, melhor”, destacou Jefferson Simons.
Para o superintendente de governança e gestão interna da Semtur, Alfredo Tenório, o projeto vai contribuir na qualificação dos profissionais da linha de frente do setor.
“Maceió tem sido destaque constante no mercado internacional. Então essa iniciativa, liderada pelo prefeito JHC, vem para fortalecer o nosso turismo e qualificar cada vez mais a mão de obra local”, pontuou.
Everaldo Júnior, presidente da ASPROTAM, frisou a importância da iniciativa. “Esse curso era uma demanda antiga da categoria. Nós taxistas temos dificuldade de comunicação e para vender o nosso serviços aos viajantes. Tenho muita vontade de participar”, afirmou.
Presidente da Associação das Artesãs do Pontal da Barra, Valéria Correia pontuou a relevância da gestão pública para identificar a necessidade da comunidade se qualificar em outros idiomas. “Enquanto líder comunitária, é muito gratificante saber que na Prefeitura tem pessoas de boa vontade que querem fazer o projeto. Essa capacitação representa muita coisa que a comunidade do Pontal pode conseguir daqui para frente”, disse.
Como vai funcionar - A princípio, a capacitação deve durar três meses e será realizada duas vezes por semana, durante o período noturno. Para participar, os interessados precisam participar das seguintes associações: Associação dos Profissionais dos Taxistas de Maceió, Associação dos Prestadores de Serviço da Orla Marítima de Maceió, Associação dos Artesãos do Pontal da Barros e Associação dos Jangadeiros.