Evento online começa nesta terça-feira, com mais de 4,5 mil reuniões já agendadas, reunindo setores público e privado
Por Amanda Costa (MTur)
O Ministério do Turismo é presença confirmada na WTM Latin America, um dos principais eventos da indústria de viagens e turismo da região, que começa nesta terça-feira (10) e segue até a próxima sexta, dia 13 de agosto. Durante os quatro dias do evento, expositores do Ministério do Turismo e da Embratur detalharão projetos e ações que devem ajudar a impulsionar o setor de turismo no período pós-pandemia.
O Ministério do Turismo leva ainda até a WTM Latin America coexpositores de 23 estados e do Distrito Federal, além da Viva Recife, para compartilhar um pouco mais sobre os destinos brasileiros. São eles: Acre, Amazonas, Alagoas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins.
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, recorda que a Pasta tem um histórico de participações em feiras e eventos institucionais e promocionais. “O incentivo à realização de eventos que cumpram protocolos sanitários vem ao encontro das iniciativas necessárias à retomada das atividades do setor do turismo, contribuindo para o seu reaquecimento. E, mais importante ainda, de eventos que se adaptem às ferramentas digitais e virtuais, que são extremamente importantes para a manutenção de inúmeras atividades”, destaca.
CORREDORES ECOLÓGICOS - De forma inovadora, nesta edição, o Ministério do Turismo também apresenta três trilhas de longo curso, considerando que o ecoturismo é uma das grandes apostas para impulsionar a retomada do setor no país e em todo o mundo. São Elas: Caminho de Cora Coralina (GO), Trilha Transcarioca (RJ) e o Caminho da Fé (SP). Durante todo o evento, os representantes das unidades estarão disponíveis para conversas.
Inclusive, na última quinta-feira (05.08), o Ministério do Turismo promoveu um treinamento para agentes de viagens com foco em trilhas de longo curso – corredores ecológicos que podem ser percorridos por visitantes principalmente a pé ou de bicicleta. De forma antecipada, o treinamento “Trilhas do Brasil: pegadas amarelas e pretas que conectam Unidades de Conservação” ocorreu na plataforma online da WTM Latin America. Saiba mais AQUI.
PRODUTOS - Com foco na inovação e segurança, durante todo o evento, expositores do Ministério do Turismo apresentarão iniciativas já consolidadas, como o Selo Turismo Responsável, que busca estabelecer um ambiente mais seguro no setor contra a Covid-19 e já conta com 29 mil adesões de empreendimentos e guias de turismo. E, ainda, o Portal de Investimentos, recentemente lançado e que reúne um portfólio com cerca de 60 projetos em desenvolvimento no turismo brasileiro e que somam investimentos de cerca de R$ 23 bilhões.
Outra iniciativa que tem espaço de destaque no estande virtual do Ministério do Turismo é o programa de Destinos Turísticos Inteligentes no país, que visa criar uma metodologia nacional para transformar cidades brasileiras em destinos inovadores. A iniciativa está a cargo da Câmara de Turismo 4.0, um grupo interministerial que atua na definição de novas políticas públicas para digitalizar e promover transformações nos destinos nacionais.
ENCONTROS – Realizada em formato 100% virtual neste ano, a feira tem como objetivo fortalecer relacionamentos e efetivar novas parcerias e negócios no setor de turismo. Conta com mais de 350 empresas expositoras de 19 países. Mais de 3 mil profissionais do setor de turismo já estão presentes na plataforma da WTM Latin America, sendo 58% do Brasil e 42% internacionais. Às vésperas da abertura do evento, segundo a organização, 4,5 mil reuniões já estavam agendadas.
Simon Mayle, diretor do evento, destaca que o evento reúne players do mercado mundial, incluindo Dubai, Maldivas, Egito, Polônia, Israel, Argentina, Orlando, entre outros. “O turismo interno está muito bem representado pelo Ministério do Turismo do Brasil que traz a presença dos estados brasileiros para o evento. Além dos estados e cidades brasileiras que investiram em visibilidade vindo com seus próprios estandes: Alagoas, Foz do Iguaçu, Ilhabela, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo. O evento será um grande encontro com possibilidades profissionais e de negócios”, avalia.