Com direção de Jorge Bodanzky e Fabiano Maciel, TRANSAMAZÔNICA - UMA ESTRADA PARA O PASSADO, a produção brasileira que mostra a história do projeto de construção e o estado atual da rodovia, estreia na quinta-feira, 11 de fevereiro, às 21h, no canal HBO MUNDI.

Resultado de uma coprodução com a Ocean Films, a série documental narra, em seis episódios, detalhes sobre este marco que foi idealizado e teve as obras iniciadas durante o governo do presidente Emílio Garrastazu Médici, no fim dos anos 60. Com o objetivo de unificar a nação, sua construção foi uma saga gigantesca e o maior exemplo das obras faraônicas do governo militar brasileiro. A estrada, que promoveria a integração nacional cortando o País de leste a oeste, ficou mais conhecida por ligar a fome do Nordeste com a miséria da Amazônia, e teve sua construção abandonada.

TRANSAMAZÔNICA - UMA ESTRADA PARA O PASSADO revisita a rodovia, quilômetro a quilômetro, em um retrato atual da região - mostrando desde a extração ilegal de madeira e os garimpos até o abandono da população. Cada personagem, região e seus conflitos são abordados para apresentar o que foi a Transamazônica e como os seus efeitos repercutem e ecoam ainda hoje.

A obra TRANSAMAZÔNICA - UMA ESTRADA PARA O PASSADO é assinada por Roberto Rios, Eduardo Zaca, Patricia Carvalho e Rafaella Giannini, da HBO Latin America Originals, e João Roni Garcia e Nuno Godolphim, da Ocean Films. Com direção de Jorge Bodanzky e Fabiano Maciel, que também assina o roteiro ao lado de Thiago Iacocca e Nuno Godolphim, a série documental conta com recursos da Condecine - Artigo 39.

 

Sobre HBO Latin America

HBO Latin America é uma rede de televisão premium por assinatura, líder na região, respeitada pela qualidade e pela diversidade de sua programação, que inclui séries, filmes, documentários e especiais originais e exclusivos. A rede exibe também alguns dos mais recentes blockbusters de Hollywood, antes de qualquer outro canal premium. Os conteúdos são exibidos em HD em mais de 40 países da América Latina e do Caribe por meio dos canais HBO®, HBO2, HBO Signature, HBO Plus, HBO Family, HBO Mundi, HBO Pop, HBO Xtreme e o canal básico Cinemax®. A programação é oferecida também por meio de várias plataformas, como a HBO GO® e HBO On Demand®.

Sobre WarnerMedia Latin America

A WarnerMedia Latin America, uma divisão da WarnerMedia International, cria e distribui conteúdos premium e popular para audiências de toda a região. Suas marcas de Pay TV estão organizadas em seis grupos: Infantil (Cartoon Network, Boomerang e Tooncast); General Entertainment (TNT, TNT Series, Space, Cinemax, TCM, I.Sat, Warner Channel, TBS, HTV, MuchMusic, Glitz* e truTV); Noticias (CNN International, CNN en Español, CNN Chile e HLN); Esportes (TNT Sports) e Premium (HBO, HBO 2, HBO GO, HBO Family, HBO Pop, HBO Xtreme, HBO +, HBO Signature y HBO Mundi). Em TV aberta, é dona do canal Chilevisión. A Warner Bros. integra a unidade de negócios na região com suas quatro áreas operacionais: distribuição de conteúdo televisivo; home entertainment, cinema e consumer products.

Em janeiro de 2020, apresentou a Particular Crowd, seu próprio selo de cinema, e recentemente adquiriu a marca digital Raze. A WarnerMedia lançará seu serviço de streaming HBO Max na América Latina em 2021.