No Itamaraty, equipe da Embratur afirma que trabalho de embaixadas e consulados é essencial na construção da imagem do Brasil como destino atrativo
A Embratur realizou, nesta terça-feira (22), um workshop para apresentar aos diplomatas que estão em formação, no Instituto Rio Branco, sobre a importância da promoção internacional do turismo brasileiro. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que não pôde estar presencialmente no compromisso, gravou um vídeo aos participantes, onde reforçou que a Agência tem trabalhado para ampliar a divulgação dos destinos e atrativos turísticos do Brasil.
“O Turismo é uma identidade, e o mundo quer conhecer um lugar que tenha responsabilidade com a geração de emprego e renda, mas focado na preservação e na sustentabilidade, seja valorizando a ciência, a história e sua cultura. E é esse Brasil que queremos mostrar para o mundo”, destacou Freixo, durante a exibição do vídeo no encontro que foi realizado no auditório do Palácio do Itamaraty.
A diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, acompanhada da coordenadora de Mercados Internacionais, Carolina Stolf, e o assessor de Relações Internacionais, Paulo Lins, explicou as ações e entregas da Embratur desde o início da atual gestão. Ela reafirmou o compromisso da Agência em recriar pontes no turismo.
“O Brasil está de volta. Estamos recriando essas pontes que há um tempo estiveram inacessíveis, ampliando a visibilidade da economia do turismo internacional no país demonstrando a importância das pessoas e da natureza”, ressaltou Jaqueline.
Turismo e diplomacia
A Embratur e o Itamaraty já estão alinhados na reconstrução da imagem do Brasil no exterior. Para Jaqueline Gil, os diplomatas em formação também terão um papel importante na promoção do país internacionalmente.
“A Embratur é uma parceira do Itamaraty. A gente já trabalha em constante sintonia para que possamos promover, cada vez mais, o Brasil no exterior. O trabalho de todos os diplomatas, em todos os cantos do mundo é muito importante para a construção dessa imagem de um destino turístico competitivo, sustentável, diverso, alegre, com cultura vibrante aconteça e, as embaixadas e os consulados fazem isso no dia a dia em todos os países do mundo”, apontou.
Em fevereiro, Embratur e Itamaraty estiveram reunidos para alinharem uma estratégia de reconstrução da imagem do Brasil aproveitando agendas diplomáticas para promover um Brasil que se preocupa com sustentabilidade, democracia, direitos humanos e diversidade e atrair mais turistas estrangeiros.