Encontro tratou do Selo Turismo Responsável do MTur e teve o objetivo de subsidiar o Programa Nacional de Segurança Turística, em desenvolvimento pela Pasta
Por Victor Maciel (MTur)
Na terça-feira (29.06), uma equipe do Ministério do Turismo e da Embratur se reuniu para debater ações que consolidem o Selo “Turismo Responsável, Limpo e Seguro” no país. O encontro faz parte de um conjunto de ações que estão sendo desenhadas para subsidiar o Programa Nacional de Segurança Turística, em desenvolvimento pela Pasta. Esta é a sexta reunião temática do grupo, que já discutiu outras propostas para aprimorar a segurança entre os turistas nos atrativos brasileiros, como as relações de consumo entre empresas do setor e turistas e a segurança pública.
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ressaltou a necessidade de comunicar ao trade e aos turistas sobre a importância de se adotar e de se informar sobre medidas de biossegurança para a retomada do setor. “O Selo Turismo Responsável é um grande aliado do nosso setor, e precisamos estampá-lo em todos os estabelecimentos do país para garantir que o turista se sinta seguro ao viajar, principalmente neste momento de retomada. Estou colocando toda a minha equipe para fazer com que esta certificação possa estar em todos os estabelecimentos turísticos do país”, disse.
Durante a reunião, os participantes apresentaram algumas propostas para ampliar a capilaridade do Selo, que hoje está presente em mais de 28,6 mil prestadores de serviços do país. Entre elas, está a divulgação da iniciativa através de ações específicas e estratégicas, integrar e agregar os diversos selos criados pelos municípios e estados brasileiros e revisar e incluir conteúdo com dicas de segurança, com foco em saúde, no portal “Viaje Legal”, do Ministério do Turismo.
SELO TURISMO RESPONSÁVEL - Lançado em junho, o Selo “Turismo Responsável - Limpo e Seguro”, disponibilizado pelo Ministério do Turismo, busca auxiliar a retomada de atividades do setor seguindo requisitos de biossegurança. (Acesse aqui) O órgão publicou protocolos sanitários recomendados a 15 segmentos que integram o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), além de um conjunto de orientações a visitantes.
OFICINA DE SEGURANÇA TURÍSTICA – Nas últimas semanas, o Ministério do Turismo e a Embratur estão realizando uma série de encontros para debater assuntos relacionados à segurança turística no país. Além do tema, o grupo planeja trabalhar em outros eixos que envolvem as seguintes áreas: Vigilância Sanitária; Relações de Consumo; Prevenção à Exploração de Crianças e Adolescentes no Turismo; Defesa Civil; Transporte e Comunicação Positiva. Entre as contribuições estão a possibilidade de realização de campanhas que incentivem os turistas a adotarem o “Turismo Responsável” e que impulsionem a adesão de empresas ao Código de Conduta Brasil - que tem por objetivo orientar e estabelecer padrões de comportamento ético quanto a prevenção e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes.