Por Victor Maciel (Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo)
Menos da metade (46,1%) dos estabelecimentos turísticos de Alagoas aderiram ao selo “Turismo Responsável, Limpo e Seguro”, do Ministério do Turismo. Após mais de 9 meses de seu lançamento, apenas 1.461 selos foram emitidos no estado, com destaque para os hotéis (313), guias de turismo (290) e agências de turismo (273). Entre as cidades alagoanas, as empresas da capital, Maceió, de Arapiraca e Maragogi se destacaram no interesse pela certificação.
Ao todo, o Brasil já ultrapassou a marca de 27 mil selos emitidos por 15 tipos de atividades turísticas, como meios de hospedagem, parques temáticos, restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, feiras, exposições e guias de turismo. Em quantitativo, os estados de São Paulo (5.441), Rio de Janeiro (3.798) e Minas Gerais (2.268) permanecem à frente. O documento é um reconhecimento visual e dá credibilidade aos empreendimentos do setor que declararam assumir os protocolos de biossegurança contra a Covid-19 ofertando, assim, um maior conforto aos viajantes no país.
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, reforçou a importância para a obtenção deste selo para uma retomada segura do turismo em todo o Brasil. “Fomos pioneiros nesta certificação e agora temos que fazer valer todo esse reconhecimento e trabalho que desenvolvemos. Atenção empresários, vamos aderir ao selo e garantir a segurança sanitária dos nossos turistas, que vão desfrutar das belezas que só o nosso país possui. Estamos juntos nessa!” destacou.
Para solicitar o selo, o estabelecimento precisa apresentar situação regular no cadastro de prestadores de serviços turísticos (Cadastur). Após se regularizar, é preciso acessar o site do Selo Turismo Responsável, ler as orientações e declarar atender aos pré-requisitos determinados. Após esses passos, o interessado é encaminhado para uma área do site onde pode fazer o download do selo para impressão.
Para utilizar o selo em local físico, o empreendedor deve colocá-lo em local de fácil visualização do cliente. O estabelecimento pode oferecer um QR Code para que os turistas verifiquem quais são as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional.