Diretrizes foram desenvolvidas em parceria com a Universidade de Brasília, empresários e trabalhadores do trade
O ministro do Turismo, Marx Beltrão, lançou nesta terça-feira (27) a Política Nacional de Qualificação no Turismo, documento que traz diretrizes para o Brasil alcançar a excelência no atendimento ao turista em seus destinos.
A Política foi construída com a participação de representantes da cadeia produtiva do turismo, do terceiro setor e de gestores públicos, e traduz os anseios e demandas do turismo por serviços e mão de obra qualificados.
Para a secretária de Promoção e Qualificação do MTur, Teté Bezerra, a Política Nacional de Qualificação chega em um momento crucial para o país, auxiliando no combate ao desemprego e criando novas oportunidades para acesso dos jovens brasileiros ao mercado de trabalho.
Com a implementação da Política Nacional de Qualificação no Turismo será possível o planejamento de curto, médio e longo prazos das ações que têm como objetivo melhorar a qualidade dos serviços turísticos e contribuir para consolidar o turismo como uma atividade geradora de emprego, renda e inclusão social no país.
Para Vera de Morais, representante da Confederação dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade na Câmara Temática de Qualificação do CNT, a nova política também vai permitir requalificar os trabalhadores e melhorar a qualidade dos serviços de quem já está no mercado.
Em 15 anos, o Ministério do Turismo já investiu R$ 14 bilhões em infraestrutura dos destinos. A política de qualificação será o eixo norteador dos planos e programas que serão traçados.