Segmentos culturais, religiosos e ecoturismo serão destaque na feira portuguesa
A Embratur vai destacar a diversidade turística do Brasil em uma das maiores feiras internacionais do setor, a BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), que ocorrerá de quarta (15) a domingo (19), em Portugal. O objetivo é ampliar a oferta de produtos brasileiros para além dos tradicionais destinos Sol e Praia, bem conhecidos no mercado português.
O segmento cultural será um dos grandes destaques. “O nosso patrimônio cultural faz do Brasil um destino muito procurado pela culinária, artesanato, música, dança e festas populares, como o Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas; o Carnaval e o São João, festividades promovidas em diversas regiões do Brasil”, afirmou Vinicius Lummertz, presidente da Embratur.
Assim como em Portugal, o turismo religioso também ganha força no Brasil. Dentre os produtos apresentados, estarão as tradicionais cidades barrocas mineiras e baianas, a exemplo de Ouro Preto, Mariana, Congonhas do Campo e Salvador; além das festas religiosas, como o Círio de Nazaré, em Belém e a Lavagem do Bonfim, em Salvador.
As viagens de ecoturismo serão outro destaque no pavilhão do Brasil, País com maior potencial turístico em recursos naturais no mundo, segundo o Fórum Econômico Mundial. Em 2017, a novidade será a inauguração da Transcarioca, trilha que cruza a cidade do Rio de Janeiro por um percurso de aproximadamente 180 quilômetros. O trajeto possibilita ao visitante apreciar a deslumbrante paisagem cultural urbana da cidade em meio ao contato próximo com a natureza.
“A Organização das Nações Unidas declarou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável. Nesse contexto, não poderíamos deixar de promover destinos que contribuem efetivamente com a preservação do meio ambiente, a valorização da cultura brasileira e o desenvolvimento do Brasil”, destacou Lummertz.