Ministro do Turismo e Presidente da Embratur falaram sobre o tema na Fitur
O ministro do Turismo, Marx Beltrão, confirmou nesta quinta-feira (19), em Madri (Espanha), onde está participando da FITUR, que a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) deverá mesmo ser transformada numa agência. Segundo Marx Beltrão, a mudança traria muito mais agilidade e autonomia para desenvolver ações e firmar parcerias para melhor divulgar e promover o Brasil junto aos mercados turísticos mundiais. Beltrão disse que a decisão dessa mudança será da Presidência da República, mas ele percebe que já existe um entendimento entre os diversos setores do governo, de que este é o melhor caminho para alavancar o turismo, em especial num momento em que quando houver a retomada do crescimento econômico, o setor turístico será um dos que vai puxar a geração de emprego e renda no Brasil.
O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, disse a jornalistas na embaixada brasileira da capital espanhola que é possível que, com o novo modelo, a Embratur passe a ter condições de colocar o Brasil em outro patamar, quando se considera o volume de turistas estrangeiros que procuram o País. "Existe uma corrida no turismo mundial. Os valores que dispomos hoje para promoção estão muito defasados em relação aos praticados pelos países concorrentes. Precisamos nos livrar de tudo o que nos engessa para poder crescer", resumiu Lummertz. O Brasil investiu apenas US$ 16 milhões em promoção em 2016, contra quase US$ 90 milhões que investiu em 2011. Apesar disso, o ano passado foi o de melhor resultado no turismo do Brasil. Foram 6,6 milhões de turistas estrangeiros, que deixaram US$ 6,2 bilhões nos cofres do País.