Cinco dos sete segmentos analisados esperam crescimento
O Ministério do Turismo estimou que as viagens feitas por brasileiros durante o verão movimentem cerca de R$ 100 bilhões. De acordo com um estudo do órgão divulgado nesta quarta-feira (21), a estimativa é de que estima-se mais de 73,4 milhões de viagens internas durante o período, que, caso se confirmem, serão 0,8% a mais que o registrado no mesmo período do ano passado.
“Esses números comprovam que o turismo é uma das atividades econômicas mais resistentes da economia brasileira. Mesmo em um momento complicado, onde várias outras atividades tiveram queda na participação da economia, o turismo se mantém como um importante segmento econômico, gerando emprego e renda”, afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.
O levantamento foi realizado após o último Boletim de Desenvolvimento Econômico do Turismo, que apontou que 36% das empresas do setor afirmaram não esperar um crescimento nos negócios durante a estação. O verão teve início nesta quarta-feira e se estende até março.
O governo federal espera que pelo menos cinco dos sete segmentos analisados registrem crescimento nos negócios. Transporte aéreo, parques, agências de viagens, operadoras e recepções turísticas indicam aquecimento nos negócios. Por outro lado, empresários dos setores de hospedagens e de eventos indicaram perspectiva baixa de crescimento.
Ainda de acordo com a pesquisa, um em cada quatro turistas planejam viajar sozinhos. Os demais devem seguir com alguma companhia, sejam eles parentes ou amigos. De acordo com o ministério, 61,3% dos turistas devem se hospedar em casas de conhecidos. Hotéis, pousadas e resorts devem receber outros 19,1%. Campings, albergues e aluguéis de imóveis também serão opções para os viajantes.