Profissionais se reúnem para falar sobre como legalizar a federação
O Rio de Janeiro é um dos poucos estados do país que não possui uma federação para representar os artesãos. Sabendo da importância dessa instituição, a Secretaria de Estado de Turismo se reuniu com os profissionais da área na Associação Comercial do Rio, nesta segunda (19), para auxiliá-los na criação de uma federação.
Nilo Sergio Felix, secretário de Estado de Turismo, abriu o encontro ressaltando a importância desse órgão para fortalecer o segmento.
"Neste primeiro encontro, nosso objetivo é ajudá-los na criação dessa representatividade tão necessária para o crescimento do setor. É dever do Estado, através do Programa de Artesanato, dar todo apoio necessário para a autonomia da classe, desenvolvendo mais um meio de impulsionar o empreendedorismo", disse.
O encontro teve como destaque a palestra do assessor jurídico da Setur-RJ, Luiz Antônio Kallut, que apresentou os “Conceitos e Objetivos de uma Federação”. Kallut orientou os presentes sobre os passos necessários para a legalização da entidade. Na ocasião, o advogado apresentou também um modelo de estatuto para reger uma federação, tomando como base o regimento desenvolvido em outros estados.
Com essa minuta, os artesãos irão se reunir novamente no dia 13 de janeiro, para a aprovação do documento.