O estande Brasil, que contou com 57 parceiros, foi um dos mais procurados da feira
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) estreou com grande sucesso uma nova concepção de estande na edição da WTM Londres, considerada uma das maiores feiras mundiais de turismo. O trade turístico nacional apoiou a iniciativa, que contou com adesão de 57 parceiros (47 operadoras e 10 destinos turísticos). A WTM deste ano abriu no dia 7 de novembro e encerrou as atividades nesta quarta-feira (9). O estande Brasil foi um dos mais procurados.
O presidente do Instituto, Vinicius Lummertz, lembrou que os participantes fizeram investimentos muito altos, pois a competição entre os países para atrair a preferência dos turistas internacionais se acirrou nos últimos tempos. Mas ele acredita que a Embratur saberá enfrentar esse momento e uma das estratégias é tornar os estandes de feiras mais atrativos e com participação mais integrada dos operadores e representantes dos destinos turísticos.
"Não temos tantos recursos quanto vários países que são nossos concorrentes. Uma feira como essa é uma verdadeira corrida, cujo troféu são os desejados turistas estrangeiros. Temos que nos qualificar para essa competição. Estandes com mais presença de elementos visuais, mais dinâmica para atendimento e maior participação dos parceiros são fundamentais", resumiu Lummertz. O estande da Embratur da WTM era o único de toda a feira em que havia controle de disponibilidade. Quando qualquer pessoa quisesse falar com um dos parceiros, o painel eletrônico principal indicava se esse determinado parceiro estava ou não disponível.
O ministro do Turismo, Marx Beltrão, era um dos mais entusiasmados: "Sabemos que aqui ao nosso lado estão estandes de países da América Latina que concorrem conosco e têm muitos recursos para essa promoção. Enquanto nosso governo prepara as mudanças que farão com que o turismo ganhe um grande impulso no país, o importante é usar a criatividade e a tecnologia a nosso favor. E esse estande não fica nada a dever aos demais".