Procura recorde por ingressos e torcida repercutem em todo o mundo
O entusiasmo dos torcedores brasileiros com os Jogos Paralímpicos literalmente ganhou o mundo. As manchetes dos principais noticiários internacionais não falaram em outra coisa senão a grande presença do público brasileiro e a torcida entusiasmada durante as competições. A norte-americana CNN, por exemplo, estampou o questionamento “O que inspirou a reviravolta nos ingresso do Rio Paraolímpico?” em reportagem que analisa os motivos que levaram ao movimento recente de alta procura por convites para o mundial. O rápido aumento das vendas de ingressos resultou numa movimentação recorde do Parque Olímpico: mais de 170 mil brasileiros e estrangeiros circularam no local no final de semana.
“No começo parecia que os Jogos Paralímpicos Rio 2016 seriam ser um desastre”, inicia matéria da CNN. No entanto, segundo o texto, uma mudança brusca e inesperada nas vendas fez com que o evento brasileiro se tornasse a segunda maior Paralimpíada em termos de emissão de bilhetes, com uma estimativa de 1,9 milhões de unidades vendidas.
“A Rio 2016 está rapidamente fazendo jus ao seu faturamento e beleza como os Jogos do povo”, ressaltou ao jornal o porta-voz do Comitê Paralímpico Internacional, Craig Spence. Ainda de acordo com o executivo: “Estes jogos ganharam força de uma forma inesperada e é fantástico ouvir a torcida dos cariocas e brasileiros em cada arena”.
Com imagens de filas na retirada de ingressos, o alemão Goettinger-Tageblatt relata que esta segunda fase dos Jogos atraem maior público do que a própria Olimpíada. Na França, matéria do LeFigaro traz relato similar. O tema foi abordado pelo francês L’express, que afirmou que o Parque Olímpico na Barra da Tijuca “mais se parecia com um imenso centro comercial, tomado por atletas, famílias, crianças e avós”.
A energia contagiante nas arenas da Rio 2016 também foi destaque no britânico Daily Mail. “A torcida nos transmite uma força sobrenatural”, disse a treinadora do time da seleção feminina de vôlei paralímpico, Bill Hamiter. Já o português Económico Online registra que mais de 300 mil bilhetes foram vendidos para turistas estrangeiros, tendo Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Japão e França à frente na lista das aquisições.
O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, comemora a boa imagem divulgada pela mídia. “Trabalhamos muito para realizar esses Jogos e para reverter expectativas negativas de todo o mundo. A Paralimpíada concretiza a nossa capacidade de realizar grandes eventos e, sobretudo, de encantar o mundo. Estamos colhendo frutos de um trabalho iniciado em 2009, logo após o anúncio do Rio como cidade-sede. A Embratur vai potencializar esta imagem alcançada com o evento e seguir atuando fortemente para atrair turistas estrangeiros e a entrada de divisas para o País”, completou Lummertz.