Com apoio da Embratur, publicação passa a integrar o portal trilíngue Turismo Acessível
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) apoiou o lançamento do guia “Dicas”, do Ministério do Turismo, realizado nesta quarta-feira (31) na Casa Brasil, no Rio de Janeiro. A cartilha passa a integrar o guia Turismo Acessível, que tem versão em português, inglês e espanhol, e apresenta dicas de atendimento aos visitantes com deficiência ou mobilidade reduzida.
Além do guia online, foram produzidos 35 mil exemplares da publicação, que estão sendo distribuídos a prestadores de serviço turístico de todo Brasil, com maior foco na capital fluminense, de forma a auxiliar os profissionais escalados para atender turistas durante os Jogos Paralímpicos Rio 2016.
“Este momento olímpico é muito importante, o Brasil se torna cada vez mais acessível a nível internacional. Este guia, que vai para nossos parceiros da hotelaria, aeroportos, bares, restaurantes, entre outros, é um produto que o Ministério fez com muito afinco aos portadores de necessidades especiais”, afirmou Marco Lomanto, chefe da Assessoria de Projetos e Parcerias da Presidência da Embratur.
Segundo ele, o Brasil já oferece equipamentos acessíveis em aeroportos e a preocupação do ministro Alberto Alves (Turismo) e do presidente Vinicius Lummertz (Embratur) com este público tem atraído tanto turistas nacionais como internacionais para diversos destinos brasileiros.
“Um exemplo que vale a pena registrar é o município de Socorro, no interior de São Paulo. Um case de sucesso em termos de destino acessível internacional, que ganhou prêmio na World Travel Market, uma das mais importantes no mercado estrangeiro e que deve servir de exemplo para a acessibilidade brasileira”. Outro exemplo de ótima acessibilidade, de acordo com Lomanto, é o Parque dos Sonhos, em Foz do Iguaçu.
A publicação compõe guia e portal Turismo Acessível, divulgado internacionalmente. “Esse portal, que atende turistas brasileiros e estrangeiros, apresenta diversas facilidades, dentre elas um leitor de tela para cegos”, contou o secretário Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do MTur, Hercy Ayres Rodrigues Filho, que representou o ministro Alberto Alves no ato.