Isenção do visto durante os Jogos está entre as estratégias divulgadas

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) realizou no dia 21 de junho seminário sobre os destinos brasileiros nos Estados Unidos, 2º maior emissor global de turistas ao País. O treinamento, direcionado ao NACTA – Kansas City Chapter (National Association of Career Travel Agents), capacitou 20 agentes de viagem associados à entidade a incluir estratégias de promoção e a comercialização do Brasil em seu mercado.

O foco da ação foi apresentar os principais destinos brasileiros, suas características e conectividades aéreas, identificar os principais operadores americanos e roteiros mais procurados por turistas nos Estados Unidos. Também recebeu destaque no treinamento a dispensa temporária do visto de turismo durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 aos norte-americanos, canadenses, australianos e japoneses.

Para o presidente substituto da Embratur, José Antonio Parente, a capacitação é uma oportunidade para apresentar outros destinos turísticos para além do Brasil ‘Sol e Praia’, com uma cultura rica e diversificada aliada a tantas belezas naturais. “Queremos motivar os agentes a ampliarem a oferta do destino Brasil, disponibilizando mais informações práticas sobre rotas disponíveis e combinações de destinos que possam resultar em uma viagem inesquecível para o turista querer voltar e conhecer mais destinos”, completa.

Dados do Anuário Estatístico do Ministério do Turismo registram que, somente em 2015, mais de 575 mil turistas norte-americanos visitaram o País. Atualmente, existem 205 frequências semanais diretas, ligando 11 cidades dos Estados Unidos. A maiorias dos norte-americanos viaja a lazer ou negócios. Procuram Sol e Praia, Ecoturismo e Cultura. Enxergam o Brasil como um destino exótico e com natureza exuberante e entendem os brasileiros como pessoas alegres e que adoram festas.

 

Dispensa de visto

Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão foram contemplados com a isenção do visto de turismo, por meio da Portaria Conjunta nº 216, por serem importantes emissores de turistas, demonstrarem interesse em visitar o Brasil e terem forte tradição olímpica. A dispensa garante, até 18 de setembro, estadia limitada a 90 dias a contar da data de primeira entrada em território nacional para cidadãos dos quatro países.

A isenção é direcionada a estrangeiros que venham ao Brasil exclusivamente para fins de turismo. O visitante não precisará comprovar que possui ingressos para assistir a qualquer evento das modalidades desportivas dos Jogos Olímpicos ou Paralímpicos. A medida do governo brasileiro deve acrescentar até US$ 1,7 bilhão na economia brasileira, de acordo com estimativa do Ministério do Turismo.