Medida atende determinação do Ministério do Planejamento e adequa Instituto frente aos desafios do País
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) adequou sua estrutura atendendo o compromisso assumido pelo Governo Federal em reduzir gastos com despesas de custeio da máquina pública. O novo organograma passa a valer nesta sexta-feira (19) e atende determinação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão quanto à redução de 24 cargos comissionados, representado uma diminuição de 28% na estrutura regimental (Decreto n. 8.644/2016). As adaptações adotadas incluem a reorganização dos processos internos e a integração das equipes.
O Diretor de Gestão Interna da Embratur, Tufi Michreff Neto, explica que determinadas áreas foram unidas para integrar a atuação do Instituto. “É preciso modernizar a gestão pública e esta iniciativa passa pelo aumento da produtividade e otimização de recursos. A Embratur precisa avançar para fazer frente aos desafios de um mercado internacional extremamente competitivo“, completa Tufi.
A nova Diretoria de Inteligência Competitiva e Promoção Turística incorporou as antigas Diretoria de Produtos e Destinos (DPROD) e Diretoria de Mercados Internacionais (DMINT). Dentro desse novo formato, algumas atribuições da DPROD foram repassadas ao Ministério do Turismo, onde já existia uma Diretoria com função semelhante. As atribuições da DMINT foram mantidas, com a incorporação de atividades da DPROD, sendo definidas as seguintes Coordenações Gerais: Promoção e Eventos, Segmentos Turísticos e Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo.
A Diretoria de Administração e Finanças (DAFIN) também se modernizou. Além de passar a se chamar Diretoria de Gestão Interna, criou a Coordenação de Contratos e Convênios e reestruturou suas Coordenações Gerais, Divisões e chefias. Por sua vez, na Diretoria de Marketing e Relações Públicas foi criada a Coordenação de Marketing Digital, voltada a atender as demandas online, ferramenta imprescindível para a promoção do Brasil no exterior, garantindo assim uma ação mais relevante nas mídias digitais.
Já na Presidência, a Assessoria de Governança Corporativa, que foi transformada na Assessoria de Gestão Estratégica, dará suporte ao gabinete e atuará integrada com as demais áreas, com o objetivo de melhorar a governança da autarquia. Também foi estabelecida uma Coordenação de Projetos e Parcerias, que será responsável pela interlocução do Instituto com entidades turísticas, órgãos do governo e empresas privadas, acompanhando e viabilizando parcerias e acordos de cooperação.
A diretoria da Embratur fica estruturada da seguinte maneira:
• Presidente: Vinicius Lummertz
• Diretor de Gestão Interna: Tufi Michreff Neto
• Diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística: Gilson Lira
• Diretor de Marketing e Relações Públicas: Sergio Flores