Com o tema “Entrelaçando Saberes e Moldando o Futuro”, o seminário vai reunir artesãos de todo o Maranhão e autoridades do setor que apresentarão cases de sucessos, ministrarão palestras e realizarão mesas de diálogo
Em cumprimento da agenda de trabalho em Brasília (DF), desde o início da semana, a Secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, participou de reuniões nos Ministérios de Turismo (Mtur) e da Cultura para apresentar a proposta do I Seminário Estadual do Artesanato do Maranhão, a ser realizado entre os dias 9 e 11 de dezembro, em São Luis.
Com o tema “Entrelaçando Saberes e Moldando o Futuro”, o seminário vai reunir artesãos de todo o Maranhão e autoridades do setor que apresentarão cases de sucessos, ministrarão palestras e realizarão mesas de diálogo.
Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com o Sebrae (MA), Câmara Municipal de São Luís, Secretaria Estadual da Mulher e toda a cadeia produtiva do artesanato maranhense, o evento promete iniciar as tratativas para a definição de uma política da produção artesanal associada ao turismo no Maranhão, qualificando e integrando a produção à oferta turística do Estado, e inserir o segmento maranhense em um novo cenário de mercado.
Para a secretária de Turismo, Delma Andrade, o seminário é um projeto que vem em uma ótima hora para os artesãos do Estado. “No último dia 22, foi sancionada a lei que regulamenta a profissão do artesão, então não existiria melhor momento para a realização de um evento que busque o incremento e reconhecimento do setor”.
“Viemos aos ministérios para apresentar a proposta do seminário e conseguir parcerias no sentido de deixar o seminário mais técnico e instrutivo para os artesãos do Maranhão. Contar com a parceria do Ministério do Turismo e da Cultura, só mostra a seriedade com que tratamoso setor e os profissionais de artesanato do Estado”, completou a Secretária.
Durante a reunião no MTur, O secretário-executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, parabenizou a secretária pela iniciativa do evento e reafirmou a importância que o artesanato tem no ciclo do turismo. “São as peças produzidas pelas mãos habilidosa dos artesãos, que fazem o visitante lembrar do destino. O Maranhão é um estado riquíssimo em atrativos culturais e naturais. Também não deixa a desejar quando o assunto é artesanato, mas precisa incentivar mais a criação da identidade do Estado”.
“Nós do Ministério do Turismo participaremos do seminário para ajudar no incremento e reconhecimento desta profissão tão importante para o turismo”, completou o secretário.
Segundo a Coordenadora de Qualificação e Certificação e de Produção Associada ao Turismo do MTur, Neuza Helena Portugal, por trás de cada escultura, pintura, bijuteria, renda ou outro tipo de arte, está o trabalho de qualificação e certificação profissional do artesão. “sta especialização reflete na melhoria dos serviços prestados ao turista, gerando renda para a população local e fazendo o produto da região ser conhecido. É muito bom saber que o Governo do Maranhão pensa no artesão como um agente importante para a economia”.
Para a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura, Ivana Bentes, a realização de eventos assim é fundamental para identificar e estimular a identidade cultural de cada região, por meio do artesanato. “Além de movimentar a base econômica de cidades e regiões, o artesanato é uma expressão da cultura local importante para o turista que procura conhecer diferenças e peculiaridades de cada destino”, finalizou Ivana.