Secretários debatem com MTur necessidade de mais investimentos para promoção
Sérgio Nery, São Paulo
A volta da verba descentralizada para promoção do turismo pelos estados brasileiros foi um dos temas principais debatidos na reunião do Fornatur (Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo), realizada durante o segundo dia da Abav Expo 2015, em São Paulo.
A presidente da Amazonastur, Oreni Braga sugeriu a volta do benefício para os estados realizarem ações regionais e teve coro de outros secretários. Segundo ela, a verba descentralizada traria oxigênio para o turismo dos estados, especialmente neste momento de crise econômica que o país atravessa. “Com a verba descentralizada poderíamos voltar a promover ações importantes, como os salões regionais e movimentar o turismo interno”, explicou.
A escassez dos recursos destinados pelo Ministério do Turismo para os estados é uma das principais preocupações dos secretários. O presidente do Fornatur, Jaime Recena foi ainda mais longe e sugeriu que o Governo brasileiro estreite os laços com a iniciativa privada para que os recursos se multipliquem e tragam resultados concretos e citou como exemplo a relação do governo dos estados Unidos com a Brand USA.
O secretário nacional de políticas do Ministério do Turismo, Junior Coimbra lembrou que a pasta historicamente apoia o turismo dos estados e explicou que os cortes orçamentários que o MTur tem sofrido nos últimos anos limitam a possibilidade de maiores aportes aos estados. Mesmo assim, Coimbra irá levar os pleitos do fórum ao ministro Henrique Eduardo Alves.