Representantes de 26 unidades federativas foram capacitados para coletar informações sobre municípios turísticos do país
O Ministério do Turismo promoveu na última semana a primeira etapa de oficinas de formação para profissionais de secretarias estaduais de turismo. O objetivo é que eles se preparem para atuar como difusores e mediadores do Mapa do Turismo Brasileiro, uma ferramenta essencial para o desenvolvimento das políticas públicas de turismo no Brasil.
A última versão do mapa (2013) conta com 303 regiões turísticas e 3.345 municípios. Estas regiões são indicadas pelas Secretarias de Estado de Turismo a partir de oficinas participativas realizadas nos estados, tendo como orientação critérios estabelecidos pelo Ministério. “É por esta razão que a participação de interlocutores nos estados é imprescindível para o fortalecimento da gestão descentralizada do turismo”, disse o Secretário Nacional de Políticas do Turismo, Júnior Coimbra.
De acordo com o secretário, eles são os principais disseminadores das diretrizes do Programa de Regionalização. “Eles também apoiam a equipe técnica do Ministério na elaboração de políticas públicas para o setor, trazendo as experiências de cada estado”, disse. Gestores públicos de 25 Estados e do Distrito Federal marcaram presença em Brasília. A próxima etapa ocorre do dia 5 ao dia 8 de outubro.
Durante o evento, boa parte dos profissionais entenderam a diferença entre categorização, que é uma avaliação do nível da economia turística do local, para hierarquização, que costuma classificar os destinos em melhores ou piores. Foi o que afirmou Alessandra Lontra, gerente executiva do desenvolvimento do turismo da Secretaria de Turismo da Paraíba. “Vamos levar esse conhecimento para o estado para que os municípios se empenhem em investir no turismo e atrair mais visitantes e benefícios para a população”.
As oficinas foram uma oportunidade para trocar informações e experiências com representantes de outros estados, de acordo com Valdo Mesquita, coordenador de Destinos e Produtos Turísticos da Secretaria de Turismo do Ceará e um dos participantes do evento. “Ações de qualificação como essas ajudam a aumentar a competitividade dos destinos”, afirmou.