Secretaria Estadual de Turismo inicia instalação de placas informativas para auxiliar deslocamentos de visitantes e promove fórum para discutir potencialização do turismo regional em cidades de Caminhos da Serra
A partir desta semana o Governo do Estado inicia ação fundamental para orientação de turistas que visitam as cidades do interior fluminense. A Secretaria Estadual de Turismo/TurisRio está instalando uma série de placas de informações turísticas, produzidas em parceria com o DER - Departamento de Estradas e Rodagens. Nesta quinta-feira (16.07) o secretário de Turismo, Nilo Sergio Felix e o chefe de gabinete do Governador, Affonso Monnerat, estarão na cidade de Bom Jardim, acompanhando a funcionalidade dos equipamentos, que até sexta-feira já estarão em operação também em Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Valença e Rio das Flores.
Na mesma quinta-feira, Bom Jardim dará espaço ao Fórum Regional de Fortalecimento Turístico. Em sua oitava edição, o evento, realizado pela Secretaria Estadual de Turismo/TurisRio, chega à região de Caminhos da Serra para discutir ações, apresentar projetos, e propor maior integração entre trade turístico do interior do estado, poder municipal e diversos órgãos ligados ao Estado.
"Os Fóruns Regionais já se transformaram em referência para o setor. Estamos muito satisfeitos com a qualidade dos debates e muito empolgados com os resultados que estamos conquistando a partir dos encontros. Dupla realização nesta quinta-feira, com mais esta importante notícia para o Turismo, que começa a ter um antigo pleito atendido. Tão importante como serviços e produtos de qualidade para uma boa estada dos turistas no interior do Estado, a sinalização é primordial para direcionar e ambientalizar o visitante de nossos municípios de fora do eixo metropolitano. Nesta primeira fase serão 44 placas instaladas em diferentes municípios. Todas já confeccionadas pelo DER e com cronograma de fixação estipulado por nós. Nossa meta é atingir toda a demanda até o ano que vem, facilitando ainda os deslocamentos dos turistas que serão acomodados no interior durante os jogos Olímpicos" explica o secretário Nilo Sergio Felix.
Durante o encontro, representantes dos onze municípios que compõem a região de Caminhos da Serra terão a oportunidade de conhecer os projetos da Setur-RJ e TurisRio para os próximos anos com foco na potencialização do turismo regional. Em seguida, representantes de diversas instituições e órgãos de importância para o desenvolvimento da atividade turística, tais como o Inea – Instituto Estadual do Ambiente, BPTur – Batalhão de Policiamento em Áreas Turisticas, e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, fazem exposições, dão sugestões e apresentam ações de sucesso que podem ser repetidas em outras cidades
O evento vai acontecer no Galpão Cultural Margaret de Jesus, na Rua Luiz Correa, nº 5, Centro, das 9h às 14h.
A região
Composta por onze municípios, a região turística de Caminhos da Serra é procurada pelos apreciadores do turismo ecológico. A cidade de Bom Jardim conta, além do verde e das águas cristalinas, com cavernas, montanhas e picos. Quem chega a Cantagalo encontra passeios culturais e religiosos, além de um clima agradável, com ambiente verde e tranquilo. Carmo oferece diversas opções de turismo ecológico, como cachoeiras, represas e os rios Quilombo e Paquequer. A música é um dos pontos fortes de Conceição de Macabu, onde os visitantes podem apreciar o estilo mais tradicional da região, a seresta. Cordeiro atrai centenas de turistas graças ao clima tropical e à vasta natureza. Duas Barras agrada pela preservação dos casarios coloniais, que formam um núcleo urbano histórico e agradável aos visitantes. Macuco esconde lugares históricos e belos, além da tranquilidade que só o interior oferece. Santa Maria Madalena, cidade natal de Dercy Gonçalves, oferece muitas áreas verdes e diversas cachoeiras, além de um Museu dedicado à artista. São Sebastião do Alto é o lugar ideal para quem busca por tranquilidade e descanso. Sumidouro, conhecida como cenário para gravação do filme e da minissérie “O Guarani”, tem na natureza o seu ponto forte. Trajano de Moraes abriga cachoeiras, serras e represas, acessíveis aos visitantes e com uma bela paisagem da região.