Cerimônia realizada no Ministério do Turismo, contou com a presença do ministro Henrique Alves e do presidente da Embratur
O presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo no Congresso Nacional (FrenTur), deputado federal Herculano Passos, prestigiou nesta terça-feira, 07, a cerimônia de posse do novo Secretário Nacional de Políticas do Turismo (SNPTur), Junior Coimbra.
A cerimônia, realizada no Ministério do Turismo, contou com a presença do ministro Henrique Alves e do presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, ex-secretário da pasta assumida hoje por Coimbra. “Fico muito tranquilo em dizer que o executivo do turismo brasileiro está muito bem representado e, junto conosco, no Congresso Nacional, conseguirão incrementar o turismo brasileiro e aumentar sua competitividade”, afirmou Herculano.
Em seu discurso, Coimbra, que já foi deputado estadual em Tocantins, agradeceu a indicação e mencionou os desafios que irá assumir nessa nova etapa. “Considerando que estamos nos preparando para receber uma Olimpíada, vou ajudar no processo de reposicionamento do turismo dentro da política de governo. Em um ano de ajustes, entendo que o setor pode ser uma das saídas para superar os desafios atuais do país”, falou. O secretário também adiantou que pretende realizar a primeira Conferência Nacional do Turismo para ouvir as bases municipais e estaduais, e alinhar às políticas da área.
O novo secretário é membro do Conselho Nacional de Turismo e, conforme o ministro Henrique Alves, isso mostra o comprometimento do ministério com o setor. “É um segmento enraizado em todas as regiões brasileiras, que permeia 52 atividades econômicas e contribui para gerar emprego e renda aos brasileiros. Por isso é preciso fortalecê-lo, e a secretaria vai trabalhar sob essa perspectiva”.
Elogiado pelo ministro por seu trabalho na presidência da FrenTur, Herculano Passos, disse que a experiência de Coimbra e de Henrique Alves como parlamentares torna mais fácil o trabalho em prol do turismo. “Pessoas políticas entendem como funciona o tramite das propostas no legislativo e os técnicos orientam como elas devem ser feitas. Os políticos, acredito eu, conseguem dar mais agilidade às ações, que muitas vezes ficam emperradas com questões técnicas”.
Natural do município de Filadélfia (TO), Junior Coimbra é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão e mantém o cargo de diretor nacional de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo.