Inspirado na gastronomia nacional, Instituto apresenta destinos turísticos brasileiros

 

 

 

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) promove a identidade cultural do Brasil na Expo Milão 2015, evento que tem duração até 31 de outubro, e traz para debate o tema “Alimentando o Mundo com Soluções”. A ação, que consiste na criação de uma receita a partir das escolhas de ingredientes pelo visitante, reforça a atuação dos órgãos brasileiros, que buscam mostrar a capacidade do País de ampliar a produção de alimentos com tecnologias inovadoras e de forma sustentável, com qualidade capaz de atender às demandas mundiais.

“Estamos com ótimas expectativas, pois as exposições são estratégicas para que a Embratur apresente produtos brasileiros dentro da plataforma do Turismo. Temos procurado unir forças com entidades brasileiras visando potencializar a promoção internacional do País no exterior”, destaca o presidente do Instituto, Vinícius Lummertz. Ele reforça a importância da Expo Milão dentro dessa agenda positiva, uma vez em que se tem contato com potenciais turistas de todo o mundo.

A atividade oferecida pela Embratur acontece em totem interativo (touch screen) disposto no pavilhão do Brasil, onde o usuário escolhe ingredientes representativos da gastronomia regional e tem acesso a informações turísticas de diversas cidades brasileiras. Para gerar a continuidade no relacionamento, o visitante recebe a receita final e informações turísticas via e-mail, reforçando a questão da sustentabilidade.

Tiago Tomazella, gerente de comunicação digital da Embratur, explica que foram aproveitadas a riqueza e a diversidade da gastronomia brasileira para apresentar destinos turísticos onde tais receitas são típicas. “Nos empenhamos em desenvolver uma ação interativa que possibilitasse aos visitantes vivenciar uma experiência no Brasil, em uma viagem por alimentos e tradições de povos de todo o território nacional”, completa.

Brasil na Expo Milão

O Brasil está presente no evento com um pavilhão de 4 mil m², que abriga exibições, atividades culturais e gastronômicas, seminários, eventos de negócios e de relacionamento. A participação brasileira na Expo Milão é organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), sob a coordenação de uma Comissão Interministerial presidida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Em 2010, a exposição foi sediada na China, com participação de 190 países e 50 organizações internacionais. A Apex-Brasil foi a responsável pela organização do pavilhão brasileiro, que recebeu 2,6 milhões de visitantes. A Agência também organizou atividades realizadas ao longo de seis meses de duração do evento, que incluíram seminários de atração de investimentos, encontros de negócios, workshops com operadores de turismo, fóruns temáticos e uma intensa programação cultural, com 197 eventos.