Após fim do prazo previsto em lei, que alterou atuação da agência, atividades em feiras internacionais e campanhas de marketing serão retomadas

Embratur

A partir desta quinta-feira (01.07), a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) retoma a divulgação dos destinos brasileiros no exterior. O retorno das atividades ocorre após o fim do prazo estipulado por lei, que determinou que a instituição atuasse junto ao Ministério do Turismo na promoção do setor dentro do país até seis meses após o fim do estado de calamidade pública por conta da pandemia de Covid-19. Além de campanhas publicitárias, a Embratur já organiza participação em cinco feiras internacionais de grande relevância para o setor do turismo em países como Argentina, Espanha e China.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o retorno do trabalho da Embratur no exterior será de grande relevância para a reestruturação do setor. “A Embratur tem sido uma parceira importante no fortalecimento e promoção do turismo interno e, agora, volta a divulgar, com excelência, o nosso país para o mundo. Nenhum país tem o potencial do Brasil no que se refere ao turismo de natureza, por exemplo. E é algo que precisa ser dito, mostrado para que, no cenário pós-pandemia, possamos destravar todo o potencial do turismo brasileiro”, disse.

À princípio, a Embratur participará de cinco feiras internacionais (FIT América Latina, WTM London, IMEX América, ITB China e IBTM World). A Agência terá estandes próprios com a presença de coexpositores como secretarias, órgãos ou instituições oficiais de turismo municipais e estaduais, e o trade turístico, representado por operadoras de turismo, meios de hospedagem, companhias aéreas, Convention & Visitors Bureaux entre outros atores da indústria turística. A proporção de participação entre eles é definida pelo tipo de segmento e público-alvo de cada feira.

Outra frente trabalhada pela agência serão campanhas de divulgação internacional em países como Japão, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Argentina e Chile. Além disso, durante todo o mês de julho e agosto, que compreende o período de realização dos Jogos Olímpicos, serão apresentadas peças que reforçam os destinos do Brasil como opções para natureza e ecoturismo, um dos principais interesses dos japoneses.

Nos meses subsequentes, a Embratur projeta uma campanha para reforçar a ausência de necessidade de visto para ingresso no Brasil no Japão, Estados Unidos, Canadá e Austrália. Já entre outubro e novembro, as campanhas serão direcionadas aos países Argentina e Chile, os dois maiores emissores de turistas estrangeiros para o Brasil na América Latina.

De acordo com o presidente da Embratur, Carlos Brito, as feiras e campanhas internacionais representarão os mais variados destinos brasileiros, o que possibilitará que todo o trade turístico nacional esteja contemplado. “Estaremos em três feiras ‘multiprodutos’ e duas específicas para o segmento Mice, para negócios e eventos. Sabemos que o Brasil tem um enorme potencial nesta retomada das atividades mundiais do setor, uma vez que os destinos que apresentam opções com turismo de natureza, atividades ao ar livre, estão sendo os mais procurados. Nossas campanhas deixarão nosso potencial muito claro, pois nenhum outro país do mundo oferece tantas possibilidades de turismo do que o Brasil”, defende Brito.