Candidaturas estão abertas até o dia 14 de maio. Início do ano letivo está previsto para o dia 6 de outubro
 

Por Amanda Costa (Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo)

 

Brasileiros que desejam se qualificar profissionalmente em Portugal podem concorrer a uma das vagas disponíveis em 12 escolas de hotelaria e turismo administradas pela Turismo Portugal – autoridade turística nacional. As inscrições são feitas de forma online e estão abertas até o dia 14 de maio.

Os cursos vão desde técnico de cozinha, turismo de natureza e aventura, a gestão de hotelaria e alojamento. Há opções gratuitas, mas a estadia em Portugal durante o período deverá ser custeada pelo próprio estudante. Clique AQUI para conhecer todos os cursos. Para se candidatar acesse AQUI.

O objetivo do processo de captação de estudantes estrangeiros em escolas de hotelaria e turismo do Turismo de Portugal é responder à procura de mão de obra qualificada no setor de turismo daquele país e aumentar a utilização da capacidade instalada.

Segundo a Turismo Portugal, a taxa de atividade registrada seis meses após a conclusão do curso é de 90%, sendo que 90% dos alunos empregados encontrou uma colocação em menos de três meses. A autoridade turística nacional informa ainda que dois a cada 10 alunos foram integrados nas próprias unidades hoteleiras ou de restauração onde realizaram estágio.

A assessora especial de Relações Internacionais do Ministério do Turismo, Debora Gonçalves, destaca que há um reconhecimento de longa data na expertise das escolas portuguesas para qualificação de profissionais. “É uma ótima oportunidade para que brasileiros que atuam no setor de turismo possam aprimorar conhecimentos e se qualificar, tendo em vista que a qualificação, no cenário pós-pandêmico, será ainda mais importante como diferencial para um bom posicionamento no mercado de trabalho”, disse.

PRÉ-REQUISITOS – O processo seletivo é direcionado a estudantes que não tenham nacionalidade portuguesa, não sejam membros de um dos países que integram a União Europeia e não residam em Portugal há mais de dois anos consecutivos. É necessário ter a qualificação acadêmica indicada para cada curso e conhecimento da língua portuguesa.

Entre os documentos solicitados no ato de inscrição estão o envio do currículo, carta de motivação e certificado de habilitações necessárias para o curso escolhido. Antes de chegar em Portugal é necessário obter o visto de estudante junto a embaixada ou consulado português no Brasil.

A taxa de inscrição para os cursos de especialização tecnológica é de 25 euros e, se aprovado, o interessado precisará pagar uma taxa de 50 euros para efetivar a matrícula.

Após o encerramento das inscrições, ocorrerão entrevistas em maio. A próxima etapa é a de seriação dos candidatos (avaliação da formação acadêmica e da carta de motivação), em junho, e o envio de comprovantes também neste mês, quando as matrículas abrem. O início do ano letivo ocorrerá no dia 6 de outubro.