A empresa deixará de usar mais de um bilhão de canudos de plástico por ano, reduzindo seu impacto ambiental
A Marriott International anunciou hoje que deu início a um plano para acabar com o uso de canudos de plástico e palitos descartáveis para misturar feitos de plástico em todas as suas mais de 6,5 mil propriedades de 30 marcas ao redor do mundo. O plano será completamente implementado no prazo de um ano e espera-se que, a partir dessa data, a empresa deixe de usar mais de um bilhão de canudos de plástico por ano, além de cerca 250 milhões de palitos para misturar. Um único canudo de plástico, utilizado por apenas 15 minutos, nunca vai se decompor por completo.
A iniciativa da Marriott de acabar com o uso de canudos da plástico é a mais nova mudança adotada pela empresa hoteleira para aumentar a sustentabilidade de suas operações e reduzir o consumo do material descartável. No início do ano, a Marriott começou a substituir os pequenos frascos usados para distribuição de produtos de higiene pessoal -disponibilizados nos banheiros de cerca de 450 hotéis, por frascos maiores, montados diretamente dentro dos chuveiros, que oferecem mais produtos para uso dos hóspedes ao mesmo tempo que reduzem a geração de resíduos. A expectativa é de que os novos frascos para distribuição de produtos de higiene pessoal sejam instalados em mais de 1,5 mil hotéis na América do Norte até o final desse ano, permitindo que a Marriott elimine anualmente mais de 35 milhões de pequenos frascos de plástico, que normalmente seriam enviados para descarte em aterros sanitários.
Essas iniciativas fazem parte do compromisso da Marriott Internacional com a redução do seu impacto ambiental. No ano passado, a companhia estabeleceu as metas sociais e de sustentabilidade mais ambiciosas de sua história, se comprometendo a reduzir em 45% o volume de resíduos destinado a aterros sanitários, além de obter de forma responsável as suas 10 principais categorias de produtos até 2025.
A iniciativa da Marriott International visando a eliminação do uso de canudos de plástico será implementada tanto em propriedades próprias quanto propriedades franquiadas até julho de 2019, permitindo que donos dos hotéis e franqueados tenham tempo para acabar com o estoque que possuem de canudos de plástico, identificar fontes para fornecimento de canudos alternativos e educar seus funcionários para modificarem o atendimento aos hóspedes. Como parte da iniciativa, os hotéis passarão a oferecer canudos alternativos sob demanda.