Cérebro pode identificar emoções provocadas pelas atrações turísticas
A neurociência está agindo em prol do turismo em Cingapura. A ciência é usada para elaborar um guia de viagem diferente. Baseado nas atividades cerebrais de uma família de turistas, o Singapore Emotion Travel Guide identificou as emoções provocadas por algumas das principais atrações da cidade-estado asiática, como felicidade, excitação, interesse e relaxamento.
O projeto do Conselho de Turismo de Cingapura foi desenvolvido em parceria pesquisadores de duas universidades australiana e usou uma família de viajantes, também da Austrália, como "cobaia".
Durante a visita de alguns dias, pai, mãe e duas meninas pequenas usaram aparelhos como os de exames de eletroencefalograma que mapearam suas atividades cerebrais enquanto visitavam 20 populares atrações turísticas.
Entre as conclusões que os pesquisadores chegaram estão de que um passeio de graça pelo distrito conhecido como Little India provocou na família níveis de excitação tão altos quanto ao praticar tirolesa no MegaZip Adventure Park, uma das atividades mais caras da lista.
Já o contato com animais no Jurong Bird Park e no Merlion Park provocaram felicidade tanto nas crianças quanto nos adultos. Os pesquisadores também identificaram a sensação de relaxamento em toda a família durante uma visita à Mesquita do Sultão, no bairro árabe de Kampong Glam.
Com informações do Jornal O Globo