Instituições participantes integram ranking das 100 melhores universidades do mundo; programação inclui palestras sobre desenvolvimento profissional e vida no exterior
O British Council, organização internacional do Reino Unido para educação e relações culturais, promove em outubro a UK Universities 2015, maior feira de educação superior britânica das Américas. O evento é gratuito e vai passar por São Paulo (03/10), Belo Horizonte (05/10) e Rio de Janeiro (07/10). São mais de 60 instituições reconhecidas internacionalmente pela excelência no ensino – elas trazem informações sobre cursos de graduação, pós-graduação, programas de mestrado, doutorado e MBA.
Os visitantes brasileiros que participarem da UK Universities 2015 terão contato direto com representantes de universidades que estão entre as 100 melhores do mundo, de acordo com o Academic Ranking of World Universities – índice internacional de referência para qualidade do ensino superior. São elas:
University College London;
University of Manchester;
King´s College London;
University of Bristol;
London School of Economics.
Haverá também uma programação de palestras com foco em questões práticas relacionadas à vida no exterior, desde as exigências dos processos seletivos de ensino superior até a rotina do estudante no Reino Unido. Dentre os principais temas abordados, destacam-se:
IELTS – o teste de proficiência mais aceito no mundo;
Mestrado e MBA com 6 meses de experiência profissional;
Os diferentes tipos de pós-graduação no Reino Unido;
Estudando no País de Gales.
Mais de 600 mil estudantes estrangeiros desembarcam nos países do Reino Unido anualmente, atraídos pela qualidade de vida e do ensino. Dados da BELTA (Associação Brasileira de Organizações de Viagens Educacionais e Culturais) mostram que o número de brasileiros que estudaram no exterior aumentou 500% na última década e, apenas em 2014, cerca de 230 mil deixaram o país em busca de educação – destes, mais de 4800 se inscreveram em programas de graduação e pós-graduação no Reino Unido.
“Além da experiência profissional, cada vez mais o mercado busca pessoas que demonstram capacidade de adaptação a mudanças e situações desafiadoras – é neste ponto que a vivência no exterior se apresenta como grande diferencial”, afirma Cláudio Anjos, Diretor de Educação e Sociedade do British Council. “A UK Universities 2015 traz uma oportunidade exclusiva para quem busca aprimoramento profissional e excelência acadêmica. Todas as áreas do conhecimento serão contempladas na feira, que trará desde cursos tradicionais de graduação até opções de mestrado de um ano”, completa.
A edição de 2014 da feira, que também ocorreu em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, recebeu mais de sete mil visitantes; o retorno de público é indicativo do interesse crescente dos brasileiros na possibilidade de desenvolvimento profissional e acadêmico fora do país.