Pais e filhos podem esclarecer dúvidas com os representantes de instituições de ensino internacionais.
Enviar os filhos para uma viagem de estudo no exterior pode despertar dúvida e curiosidade nos pais. Para atender essa necessidade, a CI, maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do País, realiza a 6ª edição da Feira de Intercâmbio Teen, destinada a estudantes de 7 a 17 anos. A empresa traz para o Brasil representantes de renomadas escolas internacionais para responder as principais dúvidas sobre as instituições, países e procedimentos necessários para realizar o intercâmbio.
O evento será realizado na capital paulista, no dia 5 (sábado), em Bauru (SP), no dia 8, e no Rio de Janeiro, no dia 10, durante o mês de abril e inclui palestras sobre ensino médio no exterior (High School), intercâmbio de férias (Intercâmbio Teen), Intercâmbio em Família e viagens de formatura dos ensinos fundamental e médio, em mais de 17 países de todos os continentes. A entrada é gratuita.
Para conversar com os adolescentes, a CI convidou Bruna Vieira, uma das blogueiras de maior sucesso na atualidade, que já possui na bagagem dois intercâmbios com a CI. A jovem, autora do blog “Depois dos Quinze”, conta as principais curiosidades sobre suas experiências e dá dicas especiais para quem for viajar.
O perfil do brasileiro agrada os representantes das escolas internacionais, como explica Gabriel Canellas, representante da Educatius - Instituição de High School, também presente na feira. “O brasileiro tem grande interesse na nova “família” (que o hospeda no país) e, por isso, se adapta e integra-se muito facilmente. Eles têm sede de conhecimento e um espírito extrovertido e vivo, o que os ajuda a fazer amizades fora da escola muito rápido”. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Operadores de Viagens Educacionais e Culturais (Belta), o intercâmbio é um setor em crescimento. No ano passado, mais de 200 mil estudantes brasileiros viajaram para estudar no exterior. Para este ano, o setor prevê crescimento de 15%, de acordo com a associação.
Essa mesma pesquisa comprova que o intercâmbio faz parte do planejamento das famílias brasileiras. De acordo com o sócio-diretor da CI, Victor Hugo Baseggio, os cursos no exterior estão cada dia mais consolidados: “Os pais já perceberam a importância de investir cada vez mais cedo em educação internacional para os filhos. Os jovens voltam mais seguros e independentes, se tornam fluentes em um idioma e já podem contar com essa experiência no currículo, um diferencial no nosso mercado. Por isso, a CI realiza essa feira, para que o jovem e seus pais possam visualizar as opções de intercâmbio e viagem de acordo com o perfil de cada um”.
Para o representante da escola Saint Michael´s College, do Reino Unido, Paul Kennedy, que também estará presente no evento, “Em um mundo globalizado, a expansão de horizontes é imperativa. É necessário experimentar novas culturas e situações e o melhor disso está além das fronteiras do seu próprio País. Os jovens brasileiros se beneficiam em proporções enormes e criam laços e contatos internacionais que duram anos. Esses contatos podem vir a ser úteis não apenas socialmente, mas também numa perspectiva profissional”.
Confira a programação completa da 6ª Feira de Intercâmbio Teen em: ci.com.br/feira