Programa busca viabilizar uma plataforma de formação específica para gestores dos Pontos de Cultura do Brasil.
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Comuna S.A., Pontão de Cultura localizado em Belo Horizonte (MG), promove nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro o curso gratuito de Formação em Gestão Cultural para os Pontos de Cultura da Paraíba. A ação acontecerá no Auditório da PBTur, na Avenida Almirante Tamandaré, em Tambaú, das 9h às 18h.
A iniciativa faz parte do Programa de Formação em Gestão Cultural para Pontos de Cultura, que consiste em um convênio de cooperação mútua entre a Comunidade Santo Antônio e o Ministério da Cultura, através do Programa Cultura Viva, que tem como objetivo viabilizar uma plataforma de formação específica para gestores dos Pontos de Cultura do Brasil.
O curso, além de contemplar ações formativas presenciais que totalizam uma carga horária de 24h/aula, é acompanhado por recursos complementares de educação à distância (utilizando internet) ao longo de dois meses, para aprofundamento dos temas abordados nas aulas. Esta metodologia tem o intuito de possibilitar o desenvolvimento colaborativo entre Pontos de Cultura, professores, monitores e parceiros, que compartilharão experiências e estudos planejados e direcionados às suas realidades.
O Programa de Formação em Gestão Cultural tem como principal objetivo qualificar os atuantes de Pontos de Cultura, colaborando para desenvolver competências a partir do contexto cultural onde estão inseridos, e instrumentalizá-los sobre procedimentos típicos da Gestão Cultural, como: estabelecer diagnósticos, planejar e propor ações culturais consistentes; garantir a sustentabilidade de suas iniciativas; facilitar os processos de circulação de informações culturais, a gestão compartilhada e o trabalho em rede; contribuir para a interlocução com os diferentes agentes do mercado e do Estado; e compreender os mecanismos administrativos, jurídicos e a prestação de contas de um projeto.
“O Programa Cultura Viva teve a capacidade de descentralizar os recursos do Governo Federal, fomentando iniciativas que nunca haviam recebido qualquer tipo de incentivo público. Cabe a nós, gestores partícipes desse processo, oferecer aos gestores desses pontos a capacitação técnica para que os recursos sejam utilizados de forma correta e possam cumprir a sua finalidade principal, que é fortalecer as bases da cultura brasileira”, disse o gerente de Articulação da Secult-PB, Pedro Santos.
O público-alvo da atividade são gestores de Pontos de Cultura e ONGs e funcionários públicos que trabalhem com cultura no âmbito municipal, estadual e federal. Os interessados podem se inscrever no programa até o dia 14 de fevereiro, através do site: www.inspirebr.com.br/ead
O conteúdo será dividido da seguinte forma:
- 20/2 (quinta-feira): Gestão Jurídico-Financeira / Prestação de Contas
- 21/2 (sexta-feira): Economia da Cultura: oferta, distribuição, fruição, monitoramento e avaliação
- 22/2 (sábado): Gestão Cultural e Planejamento Estratégico
Módulo à distância: entre os dias 6/3 e 9/5.
Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Secult-PB através dos telefones (83) 3218-4167/8828-9651 e do email: