Mercado de turismo deve movimentar US$ 5 bilhões por dia em 2020
O crescimento do mercado de turismo, que somente no município do Rio de Janeiro emprega 150 mil pessoas por ano, é tema de duas palestras gratuitas promovidas pela universidade suíça HIM (Hotel Institute Montreux) no próximo dia 22, no Hotel Pestana. Elas serão ministradas pela diretora regional da HIM, Daiane Lagger, que abordará o crescimento do mercado de hotelaria e falará sobre as oportunidades para quem está interessado em investir em cursos de graduação e pós-graduação nessa área. A perspectiva do World Travel and Tourism Council é que o mercado de turismo se torne a maior indústria em funcionamento até 2020, quando movimentará 5 bilhões de dólares por dia.

Referência internacional na formação em hotelaria, a HIM é um hotel-escola em que o estudante tem a oportunidade de vivenciar o dia a dia de um hoteleiro profissional durante toda a estada. Para Ana Beatriz Faulhaber, diretora da CP4 Cursos no Exterior (representante da HIM no Brasil), a especialização dos profissionais está cada vez mais apurada e os brasileiros precisam acompanhar esta tendência. “É comum, na Europa, encontrar hoteleiros pós-graduados, com mestrado nas áreas de business ou administração, por exemplo. A hotelaria é uma carreira internacional e é preciso acompanhar o desenvolvimento do mercado lá fora”, orienta Faulhaber, também consultora em educação internacional.

Combinação hotelaria-business

Para Daiane Lagger, um diferencial importante da HIM em relação às outras escolas de turismo é a combinação hotelaria-business: “Hoje a hotelaria exige muito mais que conhecimentos em gastronomia e hospedagem e o profissional deve dominar áreas como negócios, administração, comunicação e marketing. Por isso, a HIM firmou convênio com a norte-americana Northwood University, especializada no ensino de business”.

A universidade Hotel Institute Montreux oferece formação completa, com teoria e prática, incluindo estágio em importantes redes de hotéis, como Sheraton, Marriott, Hilton, Ritz-Cariton e InterContinental, entre outras opções. Com carga horária intensiva e em regime integral, os cursos de graduação e pós-graduação mesclam semestres de aulas e de estágio remunerado. Daiane destaca que nos semestres de estágio, o aluno atua como um profissional formado, em redes de hotéis que garantem experiência formal no mercado de trabalho. A remuneração é, em média, de 2450 francos suíços.

Além da prática nos períodos de aula e dos estágios remunerados, o contato do aluno da HIM com o mercado de trabalho ocorre através dos fóruns de carreira promovidos pela escola. Nos eventos, organizados semestralmente, hoteleiros profissionais recrutam jovens em formação. “Ingressar na universidade com as portas abertas para o mercado de trabalho é tranquilizante, sobretudo nesta época de crise. Trabalhar em reconhecidas redes de hotéis certamente é uma oportunidade ímpar para o profissional ainda em formação”, avalia Daiane.

A instituição recebe anualmente entre 10 e 15 alunos brasileiros para preencher turmas internacionais de no máximo 20 alunos - o que permite o acompanhamento individual dos estudantes.

Serviço:

Palestras da escola suíça de hotelaria HIM

Dia: 22 de setembro – 16h e 19h

Local: Hotel Pestana, Salão Angra

Endereço: Av. Atlântica 2964, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ

Para participar, é preciso confirmar presença no telefone da CP4 Cursos no Exterior: (21) 2247-9787