Inscrições são destinadas a profissionais atuantes e aos que pretendem ingressar nos ramos do Turismo, Hotelaria ou Gastronomia e áreas afins
Permanecem abertas até 12 de agosto, as inscrições para a Especialização (lato sensu) em Gestão de Negócios Turísticos, a ser oferecida neste segundo semestre, pelo CET/UnB (Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília), a profissionais atuantes e aos que pretendem ingressar nos ramos do Turismo, ou da Hotelaria, ou da Gastronomia e áreas afins. As aulas serão ministradas entre agosto de 2011 a dezembro de 2012, de segunda a quinta-feira, das 19h às 22h30, e vão preparar gestores para planejar e administrar empreendimentos, estrategicamente, em uma das três áreas de preferência do interessado.
Candidatos devem comparecer à Secretaria de Cursos do CET, no Bloco B (Campus Darcy Ribeiro, Asa Norte, tels. 3107-5951/3107-5951), munidos de: cópia do diploma de graduação, cópia do histórico da graduação, cópia da carteira de identidade, cópia do CPF, cópia do titulo de eleitor, comprovante de votação, comprovante de reservista, passaporte(para estrangeiros), uma foto 3X4 e currículo (modelo Lattes). A especialização em Gestão de Negócios Turísticos deve ser paga em 16 parcelas de R$ 390,00, sem custo de matrícula. A carga horária é de 390h presenciais, subdividida em cinco módulos: nivelamento conceitual, planejamento e gestão estratégica, funções técnicas e operacionais, tópicos especiais de turismo e hospitalidade, e desenvolvimento de pesquisas –, e mais 60h horas de acompanhamento durante o desenvolvimento da monografia de conclusão (ou seja, um total de 450h).
As disciplinas que se distribuem entre os cinco módulos são: Questões Contemporâneas em Turismo: cenários e perspectivas; Fundamentos do Turismo Sustentável; Economia Aplicada ao Turismo; O Sistema de Turismo e a Cadeia Produtiva; Gestão Estratégica de Empreendimentos Turísticos; Gestão da Qualidade em Turismo; Marketing Aplicado ao Turismo (produtos e serviços); Gestão Orçamentária e Financeira para Empreendimentos Turísticos; Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional; BSC (Balanced Scorecard) aplicado ao Sistema de informação e gestão do turismo; Políticas do Turismo: O PNT (Plano Nacional do Turismo); Criação de Negócios em Turismo e Hotelaria; Comunicação, Negociação e Comportamento do Consumidor; Cultura e Turismo; Ética e Responsabilidade Socioambiental para Empreendimentos Turísticos; Metodologia da Pesquisa I e II.
Algumas disciplinas da especialização em Gestão de Negócios Turísticos serão associadas a palestras com representantes do trade. O objetivo é contextualizar os conteúdos de forma mais pragmática, explica o coordenador do curso, professor Domingos Spezia, ao afirmar que os que assistirem a todas as sessões vão receber certificados. Quanto à seleção, os candidatos deverão apresentar diploma de curso de nível superior, em instituição reconhecida pelo MEC; a coordenação da Especialização fará ainda uma entrevista e a análise de currículo, no modelo Lattes/CNPq.
O corpo docente é composto pelos professores Mac Cartaxo, Neio Campos; Domingos Spezia; Maruschka Moesch; Iara Brasileiro; Maria de Lourdes R. Mollo; Milene Takasago; Helena Araujo Costa; Gilson Borda; Marina Moreira; José Carneiro; Nelson Santini; Mara Flora Lottici; Walter Ribeiro; e Luiz Spiller.