Seminário de Multiplicação do Benchmarking 2010 é realizado em Brasília
Durante o Seminário de Multiplicação do programa, Azevedo atribuiu os “bons resultados” à participação de empresários do setor de turismo de todo o país. “Cerca de 120 participaram das viagens de observação de boas práticas. No entanto, com a disseminação do conhecimento, mais de 1,5 mil empresários foram beneficiados”.
O Benchmarking 2010, iniciativa do MTur (Ministério do Turismo) e da Embratur, é executado pela Abav e Sebrae Nacional. O objetivo é qualificar empresas do setor turístico a partir da realização de viagens técnicas para destinos referência em cada segmento.
“O objetivo do ministério é fazer com que os empresários sejam indutores e agentes de mudança, potencializando seus destinos e segmentos”, diz a coordenadora-geral de Serviços Turísticos do MTur, Rosiane Rockenbach.
As viagens técnicas têm como foco a incorporação das melhores práticas de gestão, inovação e estratégias de mercado. O programa está dividido em dois projetos: Excelência em Turismo, com viagens internacionais; e o Vivências Brasil, realizado em território nacional.
Valéria Barros, representante do Sebrae Nacional no seminário, avalia que o Benchmarking é uma ação importante para a melhoria da qualidade dos negócios do setor de turismo. Já o coordenador técnico do programa Daniel Spinelli, ressalta o “vasto conhecimento” gerado com a iniciativa. “A aplicação desse conhecimento tem o poder de transformar empresas e destinos em termos de qualidade, competitividade e capacidade de crescer de forma sustentável”.
Os Seminários de Multiplicação do Benchmarking 2010 serão realizados nas cinco macrorregiões brasileiras.