Adesão das empresas de entretenimento à exibição dos vídeos promocionais nos cinemas será regulamentada pela Prefeitura de Curitiba.
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) confirmou, nesta quarta-feira (6), o desejo de ver implantada na capital do Paraná uma política pública de incentivo ao turismo interno. Foram 24 votos favoráveis, em segundo turno, à proposta de incluir vídeos promocionais sobre a cidade, com até um minuto de duração, antes dos filmes exibidos nos cinemas comerciais da cidade. O texto final foi elaborado pelo vereador Osias Moraes (Republicanos), em parceria com a Prefeitura de Curitiba, e recebeu uma emenda de Alexandre Leprevost (Solidariedade) para incluir os eventos oficiais na agenda de divulgação.
“Queremos fomentar o turismo interno, para que os curitibanos conheçam ainda mais a cidade linda em que vivem”, justificou Osias Moraes, ontem, no debate em plenário. “No projeto original, tinha a obrigatoriedade da divulgação antes dos filmes, mas, numa construção com a Prefeitura de Curitiba, elaboramos o substitutivo geral [em que a adoção à divulgação dos vídeos promocionais é facultativa]”, confirmou. Na versão final é prevista a regulamentação do programa pelo Executivo, que poderá propor contrapartidas à adesão das empresas de entretenimento à política de incentivo ao turismo interno nos cinemas (005.00248.2021).
Os vereadores de Curitiba também deram votos favoráveis (22), em segundo turno, à Declaração de Utilidade Pública ao Clube Desportivo Paranaense, para facilitar convênios com o poder público (014.00005.2023 com relatório de atividades). O time de futebol disputa o campeonato amador da capital do Paraná, na série B, nas categorias juvenil e adulto, com atividades voltadas à formação de atletas para as categorias de base, atendendo jovens de 11 a 17 anos, com projeto para aqueles em situação de vulnerabilidade social. É uma iniciativa do ex-vereador Rodrigo Marcial (Novo), em coautoria de Indiara Barbosa (Novo).
*Câmara Municipal de Curitiba