Evento reúne autoridades do setor e parlamentares na capital federal. Tema desta edição destaca a água como bem fundamental para sustentabilidade

 

Sérgio Nery, Brasília

 

O Dia Mundial do Turismo é comemorado pela OMT (Organização Mundial do Turismo) no dia 27 de setembro e, para celebrar a data, a Câmara dos Deputados promoveu nesta quarta-feira, um evento que reuniu autoridades, parlamentares e o trade turístico nacional em Brasília.

A sessão solene contou com a presença do ministro do turismo, Gastão Vieira, do presidente da CTD (Comissão de Turismo e Desporto) da Câmara dos Deputados, Valadares Filho, do presidente da Embratur, Flávio Dino e do vice-presidente do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo), Luis Otávio Neves, além de outras lideranças da cadeia do turismo nacional.

Em 2013, o Dia Mundial do Turismo ostenta o tema "Turismo e água: Proteger o nosso futuro comum". Segundo a OMT, liderada pelo secretário geral, Taleb Rifai essa é uma oportunidade única para chamar a atenção para a água como um bem e um recurso, assim como sobre as medidas necessárias para enfrentar os desafios da água.

O ministro Gastão Vieira destacou a importância da água para o turismo e o bom momento que o setor atravessa no Brasil e aproveitou a oportunidade para entregar aos membros das comissões de Turismo, da Câmara e do Senado o livro sobre os 10 anos do Ministério do Turismo. A publicação retrata as principais ações da pasta desde a sua criação, em 2003. O livro destaca feitos do Ministério como os investimentos de R$ 11 bilhões em obras de infraestrutura e a criação de um sistema eletrônico de acompanhamento de contratos, o Siacor, que serviu de modelo para outros ministérios.

Gastão Vieira lembrou que o Brasil é o primeiro do mundo em atrativos naturais, segundo o Fórum Econômico Mundial. Falou também sobre a importância deste bem como atrativo turístico e da inclusão do litoral como tema prioritário do Plano Nacional de Turismo.

O Dia Mundial do Turismo é celebrado anualmente com o objetivo de mostrar a importância do setor para o desenvolvimento econômico, político e social. A celebração sempre traz a tona discussões sobre temas relevantes para a atividade. Este ano, a preocupação está voltada para um dos principais recursos naturais - a água.  

De acordo com a OMT, a água é considerada um dos principais ativos turísticos. A cada ano, milhões de pessoas viajam ao redor do mundo para desfrutar destinos, seja no interior ou no litoral, em que a água é a atração principal. Ela faz parte de todos os setores de turismo, como hotéis e restaurantes, lazer e transporte. Por se tratar de um dos principais setores econômicos do mundo, o turismo tem a responsabilidade de assumir um papel de liderança e garantir que as empresas e os destinos turísticos invistam na gestão da água de forma adequada.

Segundo o secretário geral da OMT, se a gestão do turismo for feita de forma sustentável, o setor pode gerar benefícios para as comunidades locais envolvidas e ajudar a conservar os recursos hídricos.