Esse é o primeiro aplicativo para aeroporto, nos EUA, a utilizar as mais recentes tecnologias, incluindo beacons Bluetooth, para fornecer informação precisa às pessoas corretas, quando e onde for necessário.
O Miami Airport acaba de lançar um aplicativo móvel projetado para os passageiros e todos os usuários do aeroporto. Esse é o primeiro aplicativo para aeroporto, nos EUA, a utilizar as mais recentes tecnologias, incluindo beacons Bluetooth, para fornecer informação precisa às pessoas corretas, quando e onde for necessário. Desenvolvido pela SITA, provedora de TI, o aplicativo apresenta uma interface fácil de usar e oferece atualizações personalizadas, orientações e dicas com base na localização e necessidades dos viajantes.
Nomeado pelo aeroporto como "Seu assistente pessoal de viagem", o aplicativo MIA Airport Official pode ser usado em dispositivos iOS e Android de qualquer lugar do mundo. Quando o usuário acessa o aplicativo, as opções são fornecidas com base na localização, de modo que um usuário em Miami terá uma experiência diferente de alguém que o utiliza em Londres, Bogotá ou Nova York.
O aplicativo fornece suporte e informações relevantes para a viagem, incluindo atualizações sobre o portão, horários dos voos e recolhimento da bagagem, bem como praça de alimentação nas proximidades e lojas de varejo, priorizando sugestões com base na localização atual do passageiro. Além disso, o guia apresenta mapas precisos e atualizados. Graças à funcionalidade 'blue-dot' (localização atual), rotação de mapas, navegação detalhada, ‘walk times’ (tempo que leva para ir de um local a outro no aeroporto) e ao recurso ‘near me' (perto de mim), que possibilita aos passageiros identificar serviços próximos a eles, o app permite localizar, rapidamente, qualquer ponto do aeroporto.
"O MIA Airport Official 2.0 é o exemplo mais recente de como estamos impulsionando novas tecnologias com o objetivo de tornar a viagem mais fácil do que nunca através do nosso aeroporto", afirma o diretor de Aviação do condado de Miami-Dade, Emilio T. González. "Graças à instalação de beacons, nosso aplicativo móvel pode, agora, guiar no caminho para a pista com instruções personalizadas e amigáveis".
Matthys Serfontein, vice-presidente de Airport Solutions da SITA, comenta: "Há uma infinidade de aplicativos para viagens e aeroporto, mas tivemos a iniciativa de desenvolver um modelo que fornece uma experiência verdadeiramente pessoal. Incorporamos as últimas tecnologias, incluindo infraestrutura de beacon de Miami e uma seleção de interface de programação de aplicativos (Application Programming Interface - API) da indústria aérea para a SITA, a fim de fornecer uma experiência ligada ao contexto e localização.
Qualquer pessoa que passa pelo Aeroporto Internacional de Miami vai encontrar esse app incrivelmente útil. Nós o desenhamos após décadas de expertise com as companhias aéreas e aeroportos. Trabalhamos em estreita colaboração com a equipe de Miami para entregar o app para aeroporto mais avançado tecnologicamente do mundo".
Os aplicativos para aeroporto tradicionais não sabem quando o passageiro está voando ou onde está, o que está pensando do aeroporto ou o que deseja fazer assim que desembarcar. São passivos. O Day of Travel Airport App da SITA é o aplicativo para aeroporto mais inteligente. Reconhece o usuário e faz uso da enorme quantidade de dados disponíveis no aeroporto, adicionando inteligência de negócios em tempo real para criar uma experiência excelente para o usuário. Utiliza, inclusive, dados entregues via API´s da indústria para a SITA, visando proporcionar ao usuário uma experiência perfeita no dispositivo da sua escolha.
O aplicativo MIA Airport Official pode ser usado em dispositivos móveis iOS ou Android, e está disponível na Apple App Store e Google Play. Atualizações e novos recursos serão disponibilizados ao longo dos próximos meses para aprimorar ainda mais a experiência de viagem em Miami.
Esse aplicativo foi projetado utilizando a mais recente tecnologia de beacon, com base nas normas do Common Use Beacon Registry (Registro de Uso Comum do Beacon). Desenvolvido pela SITA, o registro, atualmente, é gerido pela organização, em nome das companhias aéreas e aeroportos do mundo.