Conceito chamado trabalho flexível, que envolve o uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação

Hoje em dia é cada vez mais comum ver pessoas que têm a possibilidade de trabalhar a distância ou de sua própria residência, por meio de um conceito chamado trabalho flexível, que envolve o uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação para ficar conectado a qualquer momento e de qualquer lugar, proporcionando serviços de qualidade. 

A novidade é que hoje existem soluções especializadas que contribuem para dar mais flexibilidade e mobilidade aos trabalhadores o que - ao mesmo tempo - gera uma redução de custos para as empresas ao liberar alguns recursos associados ao espaço de trabalho e aumento de produtividade por ter uma equipe de trabalho mais motivada (há pesquisas que mostram que as pessoas estão buscando cada vez mais por empregos que permitam o trabalho remoto).

Essa forma de trabalho permite combinar a vida profissional e a vida pessoal, sem ter que se expor a longas jornadas de trabalho - e deslocamentos - que podem deixar os colaboradores sem tempo para se relacionar com a família e amigos, o que consequentemente afeta negativamente a sua vida profissional. 

No caso da indústria de turismo, seus diversos serviços estão cada vez mais profissionalizados e a América Latina não é exceção. A demanda pelo turismo internacional manteve-se sólida entre janeiro e abril de 2015, alcançando um crescimento de 6% na região e, olhando as sub-regiões, a América do Sul (8%) e o Caribe (7%) se diferenciaram com o maior crescimento[1].

Isso contribui para que as empresas da indústria procurem recursos humanos qualificados e com grande domínio das últimas tecnologias para estarem prontas para o futuro. Já as agências de viagens, que não estão alheias a isto, procuram ter ferramentas que permitam oferecer um atendimento personalizado para o viajante, bem como a flexibilidade necessária para atendê-los a qualquer momento, de qualquer lugar.

Já existem ferramentas no mercado que permitem ao agente de viagens realizarem seu trabalho sem estar em um “escritório físico”, incluindo uma plataforma de viagens 100% acessível pela internet, o Amadeus Selling Platform Connect. Dessa forma, é possível atender os viajantes no momento que necessitam entregando um serviço diferenciado e com melhor qualidade.

Essa tecnologia nos convida a dar um passo ao futuro e esquecer as limitações de horários, localização e hardware.

Mario Ponticelli é Country Manager da Amadeus Brasil